OSCE (Exame Clínico Objetivo e Estruturado) promove a avaliação de competências clínicas de estudantes das turmas 10 e 11

OSCE (Exame Clínico Objetivo e Estruturado) promove a avaliação de competências clínicas de estudantes das turmas 10 e 11

Prestes a se formarem, os alunos das turmas 10 e 11 do curso de medicina FACERES, passaram pelo OSCE (Exame Clínico Objetivo e Estruturado), utilizado internacionalmente na formação médica para avaliação de desempenho clínico. 

Estudantes que estão no último ano da graduação são avaliados em cenários que simulam o atendimento ao paciente na vida real. O método prepara os discentes para as provas práticas dos concursos de residência e possibilita uma autoavaliação nas etapas finais do curso.

Cinco cenários médicos, entre eles: Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Cirurgia, Pediatria e Saúde Coletiva, são reproduzidos com a ajuda de manequins e pacientes simulados em forma de estações práticas. Durante a aplicação, os estudantes são avaliados por um professor ou instrutor.

Laura Corsino está no último semestre do curso. Para a estudante da FACERES, o OSCE dá segurança para as provas de residência e para a atuação como médica. “Foi uma experiência muito importante, pois exige raciocínio rápido e tomada de decisões adequadas diante da realidade do atendimento que estamos prestando, ou, relacionado ao cenário que teremos em futuros processos seletivos.

   

                                                               

O OSCE tem a função de avaliar as principais competências e habilidades médicas, como realização de uma história clínica com o paciente, exame físico, solicitação e interpretação de exames complementares, formulação de hipóteses diagnósticas e tomadas de condutas, através de situações próximas à realidade, que contribuem nas etapas finais da formação médica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *