Ensino - Apresentação

O curso de Medicina da FACERES foi concebido em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e com as demandas regionais de saúde, oferecendo uma formação generalista, crítica, reflexiva e ética. Seu Projeto Pedagógico (PPC) valoriza o compromisso com a cidadania, a responsabilidade social e a integração com o Sistema Único de Saúde (SUS), assegurando que os estudantes se tornem profissionais capazes de atuar em todos os níveis de atenção à saúde.

O curso combina disciplinas obrigatórias, optativas e eletivas, incluindo a possibilidade de trilhas de formação, atividades de extensão e iniciação científica, garantindo ao aluno a construção de percursos formativos personalizados e de qualidade.

O perfil do egresso reflete o compromisso da instituição em formar médicos com base científica, preparados para a prática clínica, para a gestão em saúde e para a educação em saúde. O egresso da FACERES está apto a atuar em promoção, prevenção, recuperação e reabilitação, considerando a diversidade cultural, social e epidemiológica do país. Essa formação é reforçada por programas de internacionalização, ligas acadêmicas, estágios curriculares e atividades comunitárias, que ampliam a vivência do estudante e sua inserção social.

O curso conta com um sistema de avaliação interna e externa, em que os resultados de instrumentos como ENADE, Teste de Progresso, autoavaliação institucional e avaliação CHAVE (competências, habilidades, atitudes, valores e ética) são utilizados em processos de melhoria contínua. A gestão pedagógica é participativa, envolvendo NDE, colegiado e representação discente, fortalecendo a governança acadêmica e assegurando a qualidade permanente do curso.

 

Coordenador do Curso: MsC Toufic Ambar Netohttp://lattes.cnpq.br/6124238729948780

Coordenadora adjunta: Daiane Colman Cassaro – http://lattes.cnpq.br/4889957506586712

Coordenadora de Internato: Mariana Aparecida Pasa Morganhttp://lattes.cnpq.br/7434329595076224

Coordenador de ensino: Felipe Colombelli Paccahttp://lattes.cnpq.br/3690996193465703