A Faculdade Ceres – FACERES, por meio do seu corpo docente verificou a necessidade de oferecer ao discente uma formação mais abrangente. Desta forma, foi introduzida , dentro da sua política de ensino e  de acordo com a necessidade regional,

Língua Brasileira de Sinais.  De acordo com o Decreto nº 5.626/2005, a disciplina de LIBRAS deve ser ofertada em cursos de Licenciatura e de Fonoaudiologia de forma obrigatória, e, nos demais cursos, ofertada como uma disciplina optativa em sua estrutura curricular. Contudo, como em São José do Rio Preto, atualmente, são mais de 18 (dezoito) mil deficientes auditivos (IBGE, 2010), a disciplina de LIBRAS é um conteúdo obrigatório na FACERES, visto a necessidade de atendimento destes possíveis pacientes, frente a hoje alunos e futuros médicos.

A disciplina é ministrada no Eixo de Habilidades Médicas e de Comunicação. A FACERES possui um professor-intérprete, com formação específica, permitindo por meio de suas competências e habilidades a construção  do conhecimento com enfoque ao atendimento de pacientes com surdez total ou alguma surdez, trabalhando em sala de aula os termos médicos da anamnese na linguagem de Sinais e desenvolvendo também atividades de extensão à comunidade..

 

Alunos e professores da FACERES na gravação para campanha do Dia Nacional do Surdo