A Faculdade Ceres – FACERES é uma instituição de ensino que se dedica a proporcionar pesquisa de qualidade, inovando e buscando novas técnicas e ferramentas para que os futuros médicos possam aprimorar o conhecimento na área de saúde.

A Pesquisa e a Extensão, compreendidas como canal de relação entre a prática acadêmica, as atividades de ensino e de exercício heurístico e as necessidades da comunidade externa à universidade, devem oportunizar uma formação integral, e não somente restrita ao saber científico.

Em seu âmbito, as intervenções pretendidas necessitam estabelecer substancial relação entre o conhecimento teórico (ensino) e a prática (atividades realizadas), além de formar para a responsabilidade ética que engendra o exercício da cidadania.

Em síntese, é compromisso da pesquisa FACERES oportunizar: a inserção dos alunos de medicina em sua iniciação no processo epistemológico da investigação, nos campos teórico e prático; a sua formação para a autonomia com relação à solução de problemas; e contribuir para o amadurecimento de sua futura atuação profissional e responsabilidade social.

Nessa confluência, é salutar pontuar indicadores de qualidade que direcionem a concepção de novos projetos, tendo em vista o nível qualitativo dos resultados esperados, a sinergia entre os setores contemplados (Ensino, Pesquisa e Extensão) e a perspectiva da Missão da FACERES e do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

A proposta de desenvolvimento e qualificação da Faceres está pautada no auxílio e incentivo a pesquisa sendo pelas Iniciações Científicas, projetos regulares e trabalho de conclusão de curso (TCC).

Estamos cientes de nosso papel no estímulo à pesquisa em todos os campos da ciência e da socialização do conhecimento produzido na academia em prol das necessidades da comunidade e perfil do egresso.

Nessa perspectiva, a pesquisa é parte do processo pedagógico, pois a indagação deveria estar sempre presente no ato de ensinar. A premissa é a de se pautar no caminho do aprender a aprender; nessa dimensão, a pesquisa ocupa papel fundamental no ensino-aprendizagem. E partindo dessa premissa, um bom professor tem de ser também um investigador, desenvolvendo uma investigação em íntima relação com a sua função de professor.

Para nosso desenvolvimento científico além dos TCCs e Iniciações científicas, contamos com os eventos científicos, Projetos regulares e Projetos financiados pelas agências de fomento.

Equipe de Desenvolvimento Científico

Temos uma equipe preparada para te auxiliar no desenvolvimento de sua pesquisa:

Profa Dra Patrícia da Silva FucutaConsultoria desenho de estudo, estatística e análise dos dados.
Profa Dra Carolina Colombelli Pacca MazaroConsultoria em metodologia e desenvolvimento do estudo, redação e submissão de artigo científico, auxílio no preenchimento de protocolo de Pesquisa via plataforma Brasil.
Cláudia MoraisCadastro na Plataforma Brasil e Sistema eletrônico CEUA.
Alline Trainoti do NascimentoConstrução e checagem de planilha de coleta de dados
Felipe Colombelli PaccaAuxílio metodológico
Patrícia Maluf CuryAuxílio metodológico
Tamara Veiga FariaAuxílio metodológico

Contatos
Profa Dra Tamara Veiga Faria
Coordenadora Pesquisa
pesquisamed@faceres.com.br
cep@faceres.com.br

Cláudia M. S. Morais
Secretaria CEP e CEUA
secretaria.cep@faceres.com.br
secretaria.ceua@faceres.com.br

Alline Trainoti do Nascimento
Secretaria Pesquisa
secretaria.pesquisamed@faceres.com.br

Fone: +55 17 3201 8200 ramal 8223