Composição do corpo docente por titulação (2 primeiros anos):
ÁREA | Doutor | Mestre | Especialista | Total |
Grupo Tutorial | 17 | 7 | 4 | 28 |
Morfofuncional | 9 | 5 | 14 | |
PIC | 2 | 3 | 2 | 7 |
Habilidades | 19 | 9 | 2 | 30 |
Total | 49 | 23 | 9 | 81 |
% | 60,49 | 28,40 | 11,11 | 100 |
Composição do corpo docente por profissão de origem (2 primeiros anos):
Profissão | Quantidade | % |
Médico | 59 | 72,84 |
Biólogo | 7 | 8,64 |
Enfermeiro | 7 | 8,64 |
Farmacêutico | 2 | 2,47 |
Pedagogo | 1 | 1,23 |
Bibliotecária | 1 | 1,23 |
Veterinário | 2 | 2,47 |
Fisioterapeuta | 2 | 2,47 |
Total | 81 |
O corpo docente do curso de medicina atende aos mais rigorosos critérios de seleção. É necessário que o futuro docente possua:
• Titulação acadêmica: habilita o professor para o atendimento do trinômio indissociável do ensino, pesquisa e extensão da carreira docente.
• Experiência profissional: possibilita a transmissão de conhecimentos práticos para os alunos.
• Disponibilidade: para exercer a carreira docente, o professor deve dispor de tempo para a mesma. Esta é uma atividade que toma tempo!
• Comprometimento: o professor deve estudar o material oferecido pela coordenação do curso e pelos núcleos de apoio a fim de se aperfeiçoar.
• Engajamento: o professor de medicina deve participar das reuniões e dos treinamentos para aperfeiçoamento do curso.
• Empatia: de nada adianta o docente ser portador de grande conhecimento se não consegue ser um facilitador do aprendizado.
• Educação Continuada: o professor do curso de medicina da FACERES sabe que o conhecimento se renova 80% a cada 5 anos e que necessita atualizar-se constantemente.
A atividade docente no curso de medicina da FACERES é exercida nas seguintes áreas:
• Grupo Tutorial: este pilar do PBL é a atividade que discute os problemas e propõe os objetivos de ensino-aprendizagem.
• Laboratório Morfofuncional: é onde ocorre o aprendizado integrado das ciências básicas.
• Programa de Interação Comunitária (PIC): é onde ocorre a inserção precoce dos alunos no sistema de saúde além do contato com os pacientes.
• Habilidades e Simulação Avançada: é onde o aluno será treinado para exercer habilidades e competências, tanto manuais quanto psicossociais.
• Preceptoria: é o professor que atua junto com os alunos na rede de atendimento, em todos os seus âmbitos (ambulatório, UPA, Pronto Socorro, SAMU, Centro Cirúrgico, enfermaria, etc). É o que introduz o aluno no mundo da prática.
• Conferências: explanações específicas e complementares aos temas estudados