A Extensão Universitária na FACERES: história, implantação e política
de funcionamento

A Faculdade Ceres nasceu em 26/10/2005 (Portaria No. 3.778 – D.O.U.), com a missão institucional de: “produzir, disseminar e democratizar o acesso ao conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania, mediante formação humanista, ética, crítica e reflexiva, preparando profissionais competentes e contextualizados, cientes de sua responsabilidade social, para a melhoria das condições de vida da sociedade.”
Surgiu inserida num amplo projeto institucional de proporcionar à comunidade local e regional, acesso a uma educação diferenciada, balizada por valores consolidados.
Iniciou seus trabalhos em prédio onde já funcionava o Instituto Superior de Educação Ceres, uma área de 36 mil metros quadrados, localizada na Avenida Anísio Haddad, no. 6751, amplo e confortável espaço que oferece plenas condições para a execução e ampliação dos diferentes projetos da Instituição.
Foram oferecidos os Cursos de Administração, Serviço Social e Matemática, todos com início no primeiro semestre de 2006. Em agosto deste mesmo ano, iniciaram-se as atividades do curso de Psicologia. Em 2007, começam as atividades do curso de Enfermagem em agosto de 2012, iniciou-se o curso de Medicina. Atualmente o único curso mantido pela instituição.

A lógica de funcionamento dos cursos da Faculdade Ceres não poderia fugir dos sólidos e consolidados valores já em vigência no Instituto Superior de Educação Ceres. Desde o início, foram implementadas práticas de construção coletiva dos projetos de curso, com ampla participação da comunidade acadêmica, tendo sempre em vista os focos de interesse da instituição, quais sejam assumir o papel de agente transformador e incentivador do desenvolvimento regional.
Existe a cultura institucional da busca constante da excelência em ensino,
pesquisa e extensão.
Com a Faculdade Ceres, vemos realizados os conceitos da missão institucional, disseminando e promovendo os sólidos valores e ideais apreendidos em sua formação, transformando assim os diferentes membros da comunidade acadêmica em agentes da promoção da inclusão social e diminuição das desigualdades regionais.
A Faculdade CERES e pela sua própria filosofia de trabalho buscará sempre a vertente da parceria como um meio e como fim. Como meio, estabelecer trabalhos de cooperação com as entidades públicas e privadas, a fim de contribuir para o desenvolvimento da cidade e da região; como fim, estabelecer parcerias tendo em vista o preparo dos seus discentes para o
mundo do trabalho.
Diante disso, desde o primeiro momento em que a Entidade Mantenedora
credenciou-se como agente formador de profissionais competentes e contextualizados, cientes de sua responsabilidade social, para a melhoria das
condições de vida da sociedade, um dos elementos fundamentais para atingir esse objetivo foi criar as parcerias junto ao poder público, pelas escolas municipais de ensino infantil e fundamental, e às entidades privadas, que cooperam com a instituição numa via de mão dupla.

As parcerias, convênios e cooperações existentes são as seguintes:

INSTITUIÇÃO PARCEIRAOBJETIVO
Prefeitura Municipal de Rio PretoSecretaria da saúde (integração ensino-serviço-comunidade, estágios e internato)
Prefeitura Municipal de Bady BassittEstágio na área da saúde
Prefeitura Municipal de GuapiaçuEstágio na área da saúde
Academia de Ciência e TecnologiaPós-graduação Lato-sensu
Loja Maçônica CosmosConstrução de bibliotecas comunitárias
ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Rio PretoCaravana da Cidadania
ALARME – Associação Lar de MenoresInclusão Digital
Santa Casa de São CarlosInternato
Hospital Carlos Malzoni de MatãoInternato
Maternidade N. Sra. das GraçasEstágio na área da saúde
Hospital Mãe do Divino Amor - MirassolEstágio na área da saúde
Hospital Bezerra de MenezesEstágio na área da saúde

As atividades de extensão, são articuladas com o ensino e a pesquisa, e desenvolvem-se sob a forma de atividades permanentes em projetos, viabilizando a integração entre a Faculdade e a sociedade, possibilitando a produção e a troca de conhecimento. Os serviços são realizados sob a forma de:

  1. Atendimento à comunidade, diretamente ou por meio de instituições públicas ou privadas;
  2. Participação em iniciativa de promoção à saúde e atividades correlatas;
  3. Promoção de atividades artísticas, políticas, ambientais, culturais e desportivas, e;
  4. Apoio ao desenvolvimento das atividades dos projetos sociais da Faculdade.

Através da extensão, o compromisso social da FACERES se concretiza com a clara vocação de tornar-se parceira dos diferentes setores da sociedade no atendimento à comunidade, no cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de Medicina e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).