A Extensão Universitária na FACERES: história, implantação e política de funcionamento

 

A Faculdade Ceres nasceu em 26/10/2005 (Portaria Nº. 3.778 – D.O.U.), com a missão institucional de: “produzir, disseminar e democratizar o acesso ao conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento da cidadania, mediante formação humanista, ética, crítica e reflexiva, preparando profissionais competentes e contextualizados, cientes de sua responsabilidade social, para a melhoria das condições de vida da sociedade.”

Surgiu inserida num amplo projeto institucional de proporcionar à comunidade local e regional, acesso a uma educação diferenciada, balizada por valores consolidados.

Iniciou seus trabalhos em prédio onde já funcionava o Instituto Superior de Educação Ceres, uma área de 36 mil metros quadrados, localizada na Avenida Anísio Haddad, nº. 6751, amplo e confortável espaço que oferece plenas condições para a execução e ampliação dos diferentes projetos da Instituição.

Foram oferecidos os Cursos de Administração, Serviço Social e Matemática, todos com início no primeiro semestre de 2006. Em agosto deste mesmo ano, iniciaram-se as atividades do curso de Psicologia. Em 2007, começam as atividades do curso de Enfermagem em agosto de 2012, iniciou-se o curso de Medicina. Atualmente o único curso mantido pela instituição.

A lógica de funcionamento dos cursos da Faculdade Ceres não poderia fugir dos sólidos e consolidados valores já em vigência no Instituto Superior de Educação Ceres. Desde o início, foram implementadas práticas de construção coletiva dos projetos de curso, com ampla participação da comunidade acadêmica, tendo sempre em vista os focos de interesse da instituição, quais sejam assumir o papel de agente transformador e incentivador do desenvolvimento regional.

Existe a cultura institucional da busca constante da excelência em ensino, pesquisa e extensão.

Com a Faculdade Ceres, vemos realizados os conceitos da missão institucional, disseminando e promovendo os sólidos valores e ideais apreendidos em sua formação, transformando assim os diferentes membros da comunidade acadêmica em agentes da promoção da inclusão social e diminuição das desigualdades regionais.

A Faculdade CERES e pela sua própria filosofia de trabalho buscará sempre a vertente da parceria como um meio e como fim. Como meio, estabelecer trabalhos de cooperação com as entidades públicas e privadas, a fim de contribuir para o desenvolvimento da cidade e da região; como fim, estabelecer parcerias tendo em vista o preparo dos seus discentes para o mundo do trabalho.

Diante disso, desde o primeiro momento em que a Entidade Mantenedora credenciou-se como agente formador de profissionais competentes e contextualizados, cientes de sua responsabilidade social, para a melhoria das condições de vida da sociedade, um dos elementos fundamentais para atingir esse objetivo foi criar as parcerias junto ao poder público, pelas escolas municipais de ensino infantil e fundamental, e às entidades privadas, que cooperam com a instituição numa via de mão dupla.

As parcerias, convênios e cooperações existentes são as seguintes:

INSTITUIÇÃO PARCEIRAOBJETIVO
Prefeitura Municipal de Rio PretoSecretaria da saúde (estágios e campanhas de promoção à saúde)
Academia de Ciência e TecnologiaPós-graduação Lato-sensu
Loja Maçônica CosmosConstrução de bibliotecas comunitárias
ACIRP – Associação Comercial e Industrial de Rio PretoCaravana da Cidadania
ALARME – Associação Lar de MenoresInclusão Digital
Santa Casa de São CarlosInternato
Hospital Carlos Malzoni de MatãoInternato
Maternidade N. Sra. das GraçasEstágio na área da saúde
Beneficência PortuguesaEstágio na área da saúde
Hospital João Paulo IIEstágio na área da saúde
Hospital do Coração – IMCEstágio na área da saúde
Hospital Mãe do Divino Amor - MirassolEstágio na área da saúde
Hospital Bezerra de MenezesEstágio na área da saúde

As atividades de extensão, são articuladas com o ensino e a pesquisa, e desenvolvem-se sob a forma de atividades permanentes em projetos, viabilizando a integração entre a Faculdade e a sociedade, possibilitando a produção e a troca de conhecimento. Os serviços são realizados sob a forma de:

  1. Atendimento à comunidade, diretamente ou por meio de instituições públicas ou privadas;
  2. Participação em iniciativa de promoção à saúde e atividades correlatas;
  3. Promoção de atividades artísticas, políticas, ambientais, culturais e desportivas, e;
  4. Apoio ao desenvolvimento das atividades dos projetos sociais da Faculdade.

Através da extensão, o compromisso social da FACERES se concretiza com a clara vocação de tornar-se parceira dos diferentes setores da sociedade no atendimento à comunidade, no cumprimento das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de Medicina e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).