Atividades complementares – Apresentação

Um curso de medicina não tem como esgotar todos os conhecimentos relacionados com a formação e o exercício da profissão médica.

O aluno deve ser compromissado com o curso de medicina e com a construção do seu saber.

As atividades complementares tem como finalidade principal enriquecer o nível de conhecimento do aluno para além dos limites naturais do curso de medicina.

A FACERES adota inúmeras metodologias ativas de aprendizagem.

Seguimos o princípio de que o aluno deve ser o principal responsável pela sua aprendizagem, orientado constantemente pelos seus docentes. Ele deve acima de tudo ser estimulado a buscar o conhecimento e aprender a aprender.

As atividades complementares proporcionam esta liberdade de aprender.

Foram classificadas em experiências diversificadas, conforme o trinômio Ensino x Pesquisa x Extensão e de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Medicina.

A cultura da iniciativa faz com que a participação em experiências diversificadas que contribuem para a formação acadêmica proporcionem uma educação permanente culminando com um profissional melhor e que tenha uma prática de acordo com os anseios da sociedade.

As atividades complementares estão regulamentadas e institucionalizadas, de maneira excelente. A carga horária mínima é de 300 horas, sendo muito comum os alunos ultrapassarem este piso antes da metade do curso. Oferecem grande diversidade de atividades dentro do trinômio Ensino, Pesquisa e Extensão. Possui formas de aproveitamento diversificadas conforme regulamento e tabelas.