Moradores do bairro Santo Antônio em Rio Preto recebem atendimento gratuito na 2ª Caravana da Saúde

Moradores do bairro Santo Antônio em Rio Preto recebem atendimento gratuito na 2ª Caravana da Saúde

Moradores do bairro Santo Antônio em Rio Preto recebem atendimento gratuito na 2ª Caravana da Saúde

Ação é promovida pelas ligas acadêmicas da FACERES 

Moradores do bairro Santo Antônio, na Região Norte em São José do Rio Preto, terão oportunidade de receber, pela segunda vez este ano, orientações de cuidados com a saúde, no próximo sábado, dia 05 de novembro, quando ocorre a 2ª Caravana da Saúde.

A faculdade de medicina FACERES, em parceria com a paróquia Santo Antônio de Pádua, realizará o evento com ações de orientação e prevenção da saúde, no salão paroquial, das 8h às 14h.

O evento é promovido pelas ligas acadêmicas da faculdade e visa conscientizar e orientar a população sobre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), tais como: hipertensão, diabetes, obesidade e doenças cardiovasculares.

Uma novidade para essa edição é como agir em situações de risco em ambientes domésticos: convulsão e engasgo, tanto em adultos quanto em crianças, abordando as principais formas de abordagem destas situações. Dados da Organização Mundial de Saúde (OMS) apontam que até 10% da população mundial tem, ao menos, uma convulsão durante toda sua vida. De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, bebês e crianças de 1 a 3 anos são as mais vulneráveis ao engasgo. Além da curiosidade de levar tudo à boca, elas também não possuem controle total da mastigação e deglutição de alimentos. Por isso, é preciso dobrar a atenção na hora das refeições.

Fernanda Novelli Sanfelice, coordenadora de extensão da faculdade, relata que a pandemia deixou as DCNT’s mais evidentes, por isso é fundamental que uma faculdade de medicina ofereça ações de enfrentamento com foco na promoção de saúde da população.

“Sabe-se que as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são líderes de mortalidade no mundo. O universo da saúde no Brasil e no mundo, caracterizado por um período pós-pandemia, descortina uma triste realidade: o agravamento dessas doenças que deixaram de ter acompanhamento médico regular. Portanto, um evento de extensão como esse é um importante momento de orientação e busca ativa desses pacientes, ressaltando que manter o cuidado com a saúde é uma questão de amor próprio e responsabilidade consigo mesmo, além de promover o impacto social”, explica Fernanda.

A 2ª Caravana da Saúde é um evento com ações gratuitas, com foco no rastreio e prevenção de doenças crônicas. É uma oportunidade de cuidar da saúde com orientações gratuitas que agregam a qualidade de vida.

“A caravana ao rastrear e prevenir as DCNTs contribui de forma ativa para melhoria da saúde em nossa região. Ao mesmo tempo, nossos estudantes adquirem maior conhecimento e capacidade técnica ao realizar atendimento à população, nos ajudando a alcançar uma medicina de maior qualidade e mais humanizada.”, declara Henrique Tofoli, presidente do Diretório das Ligas Acadêmicas da FACERES.

Durante o evento serão realizados exames tais como: aferição de pressão arterial, teste de glicemia capilar, avaliação antropométrica, cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal), além de informações preventivas sobre HAS (hipertensão arterial sistêmica), DM (diabetes mellitus) e acidentes domésticos. No espaço dedicado ao atendimento, haverá também orientação e oficinas educativas sobre alimentação saudável e entretenimento infantil.

Segundo o Ministério da Saúde, as DCNT’s são responsáveis pela morte de aproximadamente 41 milhões de pessoas a cada ano, ou 71% de todas as mortes no mundo. Em 2019, 54,7% dos óbitos registrados no Brasil foram causados por doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) e 11,5% por agravos. No Brasil, foram registrados mais de 730 mil óbitos por DCNT em 2019. Destes, 308.511 (41,8%) ocorreram prematuramente.

“Um dos pontos importantes do evento é a integração do ensino, pesquisa e extensão da FACERES, definida como estratégia para o cumprimento das ações em saúde propostas e realizada com a participação conjunta dos acadêmicos e professores do curso de medicina. A pesquisa realizada na Caravana da Saúde possibilita conhecer a epidemiologia local no que se diz respeito às doenças crônicas não transmissíveis, bem como a autopercepção da população sobre sua saúde, os possíveis fatores de risco, proteção e tratamento junto as peculiaridades relacionadas ao indivíduo e família. Os atendimentos e atividades da Caravana da Saúde refletem o compromisso da faculdade com a saúde da população”, declara a docente responsável pelas ligas acadêmicas e coordenadora de pesquisa Profª Talita Caroline de Oliveira Valentino.

Cerca de 100 profissionais entre alunos e professores participam da ação, que reunirá as ligas acadêmicas de: Medicina Legal, Anestesiologia, Psiquiatria e Saúde Mental, Clínica Médica, Atenção Primária, Nutrologia, Dermatologia, Urgência e Emergência, Cuidados Paliativos, Urologia e Neurologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *