Faculdade de medicina FACERES realiza ações especiais do Outubro Rosa com foco na saúde da mulher

Faculdade de medicina FACERES realiza ações especiais do Outubro Rosa com foco na saúde da mulher

Faculdade de medicina FACERES realiza ações especiais do Outubro Rosa com foco na saúde da mulher

Em apoio à campanha do Outubro Rosa, a faculdade de medicina FACERES promoveu ações especiais durante o mês, destacando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Os alunos da 25ª turma realizaram atividades conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção da doença. Acompanhados pelas professoras do Programa de Integração Comunitária, os discentes acolheram e orientaram mais de 100 mulheres nas Unidades de Saúde de Guapiaçu- SP.

A ação reforçou o poder da prevenção e do rastreamento no combate ao câncer de mama, levando informação e cuidado a quem mais precisa.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, em 2024, serão registrados 73.610 novos casos de câncer em todo o Brasil, sendo 20.470 apenas no estado de São Paulo.

Entre as atividades do Outubro Rosa, as colaboradoras da FACERES participaram de um bate-papo interativo com o professor e médico ginecologista e obstetra, Dr. Gabriel Dumbra, para tirar dúvidas sobre a saúde da mulher, com ênfase em cuidados preventivos e os principais sinais de alerta para o câncer de mama.

Além disso, as participantes vivenciaram uma experiência inédita: através da realidade virtual, aprenderam a identificar as diferenças entre uma mama saudável e uma com tumor.

Dr. Gabriel Dumbra enfatiza a importância de realizar anualmente os exames de rastreamento a partir dos 40 anos. “Esses exames são fundamentais para detectar tumores em estágios iniciais e começar o tratamento o quanto antes”, afirma.

O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 40 e 49 anos realizem rotina anualmente, sendo acompanhadas com o exame clínico das mamas; enquanto aquelas de 50 a 69 anos devem fazer a mamografia, no mínimo, a cada dois anos. Casos específicos, devido ao histórico familiar ou outros fatores de predisposição, podem exigir uma abordagem diferenciada.

A programação de atividades do Outubro Rosa – 2ª edição Laço Lorena da FACERES – foi concluída com aulas especiais ministradas pelos cirurgiões oncológicos Dr. Mateus Colturato e Dr. Guilherme de Oliveira Cucolicchio.

As palestras, organizadas pelas Ligas Acadêmicas de Oncologia e Cirurgia Plástica, junto com o Centro Acadêmico e os Coletivos Frida Kahlo e LGBT+ Magnus Hirschfeld, abordaram temas fundamentais sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama para os alunos do curso de medicina da FACERES.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *