Faculdade de medicina FACERES realiza ações especiais do Outubro Rosa com foco na saúde da mulher
Em apoio à campanha do Outubro Rosa, a faculdade de medicina FACERES promoveu ações especiais durante o mês, destacando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Os alunos da 25ª turma realizaram atividades conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção da doença. Acompanhados pelas professoras do Programa de Integração Comunitária, os discentes acolheram e orientaram mais de 100 mulheres nas Unidades de Saúde de Guapiaçu- SP.
A ação reforçou o poder da prevenção e do rastreamento no combate ao câncer de mama, levando informação e cuidado a quem mais precisa.
O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, em 2024, serão registrados 73.610 novos casos de câncer em todo o Brasil, sendo 20.470 apenas no estado de São Paulo.
Entre as atividades do Outubro Rosa, as colaboradoras da FACERES participaram de um bate-papo interativo com o professor e médico ginecologista e obstetra, Dr. Gabriel Dumbra, para tirar dúvidas sobre a saúde da mulher, com ênfase em cuidados preventivos e os principais sinais de alerta para o câncer de mama.
Além disso, as participantes vivenciaram uma experiência inédita: através da realidade virtual, aprenderam a identificar as diferenças entre uma mama saudável e uma com tumor.
Dr. Gabriel Dumbra enfatiza a importância de realizar anualmente os exames de rastreamento a partir dos 40 anos. “Esses exames são fundamentais para detectar tumores em estágios iniciais e começar o tratamento o quanto antes”, afirma.
O Ministério da Saúde recomenda que mulheres entre 40 e 49 anos realizem rotina anualmente, sendo acompanhadas com o exame clínico das mamas; enquanto aquelas de 50 a 69 anos devem fazer a mamografia, no mínimo, a cada dois anos. Casos específicos, devido ao histórico familiar ou outros fatores de predisposição, podem exigir uma abordagem diferenciada.
A programação de atividades do Outubro Rosa – 2ª edição Laço Lorena da FACERES – foi concluída com aulas especiais ministradas pelos cirurgiões oncológicos Dr. Mateus Colturato e Dr. Guilherme de Oliveira Cucolicchio.
As palestras, organizadas pelas Ligas Acadêmicas de Oncologia e Cirurgia Plástica, junto com o Centro Acadêmico e os Coletivos Frida Kahlo e LGBT+ Magnus Hirschfeld, abordaram temas fundamentais sobre prevenção e diagnóstico do câncer de mama para os alunos do curso de medicina da FACERES.