Colação de grau da 14ª turma de medicina FACERES
Celebração oficial marca a conclusão da trajetória acadêmica e início de uma nova etapa profissional para os formandos.
A colação de grau é um momento de grande significado e celebração, marcando o fim do percurso acadêmico e o início de uma nova etapa profissional.
As celebrações da formatura da 14ª turma de medicina da FACERES foram marcadas por momentos emocionantes e cheios de significado.
As atividades começaram com o descerramento da placa oficial da turma, conduzido pelo diretor da FACERES, Dr. Toufic Anbar Neto, acompanhado pelo patrono da Turma Dr. Otávio Leão da Silveira, pelos formandos, pelo corpo acadêmico e pelos colaboradores da faculdade, simbolizando o encerramento de uma importante etapa.
Após o descerramento da placa, os alunos plantaram uma muda de “Resedá” na Praça das Árvores do campus, considerada sagrada por algumas culturas, simboliza beleza, prosperidade e amor, deixando uma lembrança viva que representa os 6 anos que estudaram na FACERES.
Um dos momentos mais emocionantes foi a “Aula da Saudade”, conduzida pelo patrono da turma, Dr. Otávio Leão da Silveira. Reunidos com professores e colaboradores, os formandos relembraram toda a trajetória acadêmica e receberam cartas e recordações de seus pais e familiares.
A colação de grau reuniu familiares, amigos e docentes. A mesa cerimonial contou com a presença do diretor geral da instituição, Dr. Toufic Anbar Neto; da presidente, Dra. Denise Daher Anbar; do patrono, Dr. Otávio Leão da Silveira; do paraninfo, Dr. Silvio Rizzo; e do prefeito da cidade, Edinho Araújo.
Em seu discurso, Dr. Otavio reforçou a importância de que, em cada decisão tomada, que sejam guiadas pelo princípio máximo da medicina: o cuidado com o próximo. “Sejam médicos que curam, mas também que escutam, que acolhem e que confortam seus pacientes”, afirmou Dr. Otávio.
Dr. Silvio ressaltou a necessidade do médico ter empatia, ser humano, acolhedor e buscar capacitação contínua. “O mais importante não é a sabedoria, mas o olho no olho do seu paciente. Uma grande consulta começa com um bom dia, um como vai? Antes de mais nada, sejam humanos. Não se esqueçam de que, às vezes, vocês serão a única ou a última esperança no alívio da dor desse paciente”.
Em seu discurso, Dr. Toufic destacou a trajetória árdua vivida pelos alunos durante a faculdade, marcada por dias intensos de dedicação e aprendizado. “Vocês são uma ‘turma raiz’, pronta para enfrentar os desafios da profissão e comprometida com os princípios da medicina. Hoje, vejo em cada um de vocês a confiança e a competência para enfrentar os desafios da profissão, mantendo sempre o compromisso com a ética e o cuidado com o próximo”, disse o diretor da FACERES.
Os formandos foram homenageados por representantes do Centro Acadêmico, Atlética, IFMSA FACERES, Núcleo Acadêmico Cultural, Projeto Rondon, e dos Coletivos Magnus Hirschfeld e Frida Kahlo, ressaltando a relevância de cada núcleo na construção de uma formação humanista e completa.
A presidente da Atlética, Vivian Frigo, relembrou, os momentos vividos com a turma: “Turma 14, vocês deixarão saudade, uma saudade imensa! A cada jogo, a cada treino, a cada conquista, vocês construíram uma história de amizade e companheirismo que ficará para sempre marcada em nosso Atlética”.
A outorga de grau foi realizada pelo diretor da instituição, Dr. Toufic Anbar Neto, que, em seu discurso, destacou a importância dessa jornada e agradeceu aos pais por todo o apoio aos formandos. Ele finalizou com uma frase icônica que ressoa entre todos: “Uma vez capivara, sempre capivara”
Transmitida ao vivo, a celebração permitiu que todos compartilhassem esse momento especial.