
FACERES consolida excelência em educação médica e mantém conceito 4 no ENADE
Por 0,1 ponto a faculdade deixou de obter o conceito 5 de Conceito Preliminar de Curso (CPC).
A Faculdade de Medicina FACERES reafirma seu compromisso com a qualidade no ensino ao manter conceito 4 no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), segundo dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) no último dia 11 de abril. O resultado posiciona a instituição acima da média nacional entre as faculdades de Medicina e reforça sua credibilidade como referência no cenário acadêmico.
A conquista é fruto de um trabalho contínuo que une metodologia de ensino inovadora, infraestrutura moderna com uso de tecnologias avançadas de ensino, investimentos em pesquisa, parcerias com instituições de saúde renomadas e um corpo docente altamente qualificado. “Na FACERES, o foco vai além da formação técnica: busca-se preparar médicos generalistas, humanizados e comprometidos com os desafios da prática médica” destaca o diretor da instituição, Dr. Toufic Anbar Neto.
O conceito 4 obtido pela FACERES no ENADE é superior ao obtido por 21escolas médicas de universidades públicas e o mesmo conceito obtido por 45 escolas médicas de universidades públicas.
O ENADE é um dos indicadores de qualidade do ensino superior brasileiro. Nesta prova, aplicada para alunos concluintes do curso, são avaliados aspectos essenciais da formação do graduando, como o conhecimento de conteúdos de formação geral e profissional, assim como o nível de atualização em relação à realidade brasileira e mundial.
O conceito de CPC é composto pelo conceito do ENADE, o IDD (valor agregado), corpo docente (% de mestres e doutores) e avaliação dos estudantes sobre seu processo formativo. Por apenas 0,1 ponto, a FACERES deixou de obter o conceito 5, ficando em 12º lugar em todo o Brasil. “Já estamos trabalhando para atingir esta marca na próxima avaliação”, afirma o diretor Toufic Anbar Neto.
“São notas e conceitos importantes tanto para o currículo quanto para a classificação em provas de residência, já que notas 4 e 5 são as mais bem pontuadas e foi justamente a nota 4 conquistada pela turma anterior que nos proporcionou essa vantagem. Esse resultado não apenas valoriza a instituição, mas também abre portas para nós, egressos da instituição, em um mercado cada vez mais competitivo”, explica a médica formada pela FACERES, a doutora Mariana Gomes de Oliveira.
“Os resultados obtidos refletem a dedicação contínua da FACERES em formar médicos capacitados não só no aspecto técnico, mas éticos, empáticos e preparados para atuar de forma integral junto aos pacientes e à sociedade”, finaliza Dr. Toufic.