
Colaboradores de Guapiaçu recebem treinamento da Faculdade de Medicina FACERES em primeiros socorros
Capacitação prepara profissionais do Setor de Esporte e Departamento Social para atuarem em situações de emergência com foco em parada cardiorrespiratória e obstrução das vias aéreas.
Os colaboradores dos Setores do Departamento Social e de Esportes de Guapiaçu, município parceiro da Faculdade de Medicina FACERES, participaram de um treinamento especializado em atendimento de parada cardíaca e procedimentos para casos de engasgo em crianças e adultos.


A capacitação foi ministrada pela Dra. Andrea Cunha, especialista em medicina intensiva, clínica médica e medicina do tráfego e docente da FACERES, com o objetivo de preparar as equipes que atuam diretamente com a população para situações de emergência que exigem resposta rápida e eficaz.
“Durante o treinamento, abordamos condutas fundamentais para o manejo de emergências clínicas, como a parada cardiorrespiratória e a obstrução das vias aéreas. A proposta é capacitar leigos para que possam agir com segurança e eficácia, prestando os primeiros atendimentos até a chegada do suporte avançado. Além das condutas indicadas, reforçamos também o que deve ser evitado nessas situações, com foco na preservação da vida e na prevenção de complicações”, explica a Dra. Andrea Cunha.
A ação reforça o compromisso da FACERES com a promoção da saúde e a valorização da vida, estendendo seus conhecimentos para além dos muros da faculdade.




Segundo Bruno Ribeiro, vereador de Guapiaçu, a iniciativa é essencial para fortalecer o atendimento à comunidade. “Essa capacitação tem como principal objetivo a prevenção. Por estarem em contato direto com a população, é fundamental que esses profissionais estejam preparados para agirem em situações de emergência, oferecendo um atendimento inicial que pode fazer toda a diferença’, o município agradece a parceria entre o município – faculdade (FACERES) que a cada ano promove ações em sua maioria com foco na prevenção, conclui.