
Acadêmicos da Faculdade de Medicina FACERES retornam de Heliodora com vivências transformadoras
Grupo de alunos e professoras da instituição concluiu participação no Projeto Rondon e compartilhou experiências marcantes.
Depois de mais de quinze dias imersos na comunidade de Heliodora, em Minas Gerais, os alunos e professores da Faculdade de Medicina FACERES retornam da Operação Sul de Minas I do Projeto Rondon com um saldo de aprendizado, troca de experiências e impacto social.
A equipe, composta por duas professoras e oito acadêmicos, levou ações voltadas para a saúde, educação, cultura e meio ambiente, desenvolvendo oficinas e atividades que atenderam diretamente a população local. A missão do grupo era contribuir para o fortalecimento da comunidade por meio de projetos planejados para promover o desenvolvimento sustentável e a inclusão social.






Para a acadêmica Alessandra Resende Romanielo, vice-presidente do Núcleo do Rondon na FACERES, a experiência foi enriquecedora. “Foi muito gratificante realizar diversas oficinas em várias áreas e sentir que conseguimos contribuir para o processo de engrandecimento das pessoas da comunidade. A população recebeu nosso cuidado com muito carinho e os relatos que ouvimos ao longo das ações foram extremamente satisfatórios. Essa experiência vai ficar para sempre na memória de todos nós”, afirma.
A professora Talita Valentino, que participou ativamente do projeto, reforça a importância do contato direto com a comunidade. “Viver essa experiência é ressignificar valores. O Projeto Rondon é uma verdadeira representação de transformação, tanto para a comunidade quanto para os alunos. Superamos adversidades diárias e fizemos uma troca de experiências muito bonita, que certamente vai enriquecer a todos. O Rondon é a representação do amor de um para com o outro na sua mais verdadeira essência,” finaliza Talita.
A participação no Projeto Rondon foi uma oportunidade única para os acadêmicos da FACERES aplicarem seus conhecimentos teóricos na prática e vivenciarem outra realidade social. A experiência proporcionou aos futuros profissionais da saúde uma visão mais ampla do Brasil e reforçou a importância do trabalho em equipe para a promoção da saúde e do bem-estar social.
O grupo retorna para São José do Rio Preto com a certeza de que não apenas deixaram um impacto positivo em Heliodora, mas também trazem consigo histórias e aprendizados que irão refletir em sua formação e atuação profissional no futuro.










Entre as iniciativas implementadas, destacaram-se:
• Farmácia Viva: ensinando a população a utilizar plantas medicinais e produzir medicamentos naturais de forma complementar à medicina tradicional;
• Oficinas de primeiros socorros e engasgos: capacitando os moradores para reações rápidas em situações de emergência;
• Atividades voltadas à saúde mental e comunicação não violenta: promovendo o bem-estar e a harmonia entre os integrantes da comunidade;
• Educação em saúde: levando informações fundamentais para prevenção de doenças e qualidade de vida.