Apresentação da 16ª edição do Fórum PTS do PIC encerra semestre da turma XVII

Apresentação da 16ª edição do Fórum PTS do PIC encerra semestre da turma XVII

Alunos apresentaram oito relatos de experiência abordando temas como saúde mental, saúde do idoso, vulnerabilidade social, desafios no PTS, ELA e a importância do vínculo com o paciente

Plantar uma sementinha aqui, outra lá, regar e ver florescer. Talvez essa seja a melhor explicação para o trabalho que o Programa de Integração Comunitária da faculdade de medicina FACERES desenvolve, através dos preceptores e seus alunos junto à comunidade.

Durante quatro semestres, os acadêmicos da turma 17 fizeram visitas em domicílio, atendimentos em escolas, em UBS, praças, feiras livres, tendo contato direto com pacientes e comunidade.

Para encerrar o semestre, apresentaram os relatos de experiências da realização de PTS para famílias assistidas através da integração ensino-serviço-comunidade com a Secretaria da Saúde de Guapiaçu durante as aulas do PIC pelos acadêmicos.

Fernanda Novelli Sanfelice coordenadora do Programa de Integração Comunitária, falou sobre a importância do trabalho e do impacto na saúde da comunidade. “A construção do projeto terapêutico singular transforma as práticas de cuidado e fortalece o papel da equipe multiprofissional ao permitir a troca de saberes. Sem dúvida, tem um grande impacto na saúde do indivíduo, da família e da comunidade, além de preparar o futuro médico para a sua prática profissional”.

Para o diretor da faculdade, Dr. Toufic Anbar Neto, essas apresentações honram a faculdade. “O aprendizado na atenção básica é fundamental. Investir em outra coisa que não seja atenção básica é enxugar gelo. Nossos alunos têm contato desde o primeiro semestre de aula e isso nos dá a certeza que estamos no caminho certo.”

Luciani Cristina Martinelli Gimenes, prefeita de Guapiaçu, enfatizou a importância da parceria e do trabalho desenvolvido pela faculdade e os alunos. “Essa é uma parceria que será permanente e desejo que os futuros médicos ao se formarem, venham atender em Guapiaçu.”

       

Bruno Henrique Ribeiro, diretor de Saúde de Guapiaçu, mencionou sobre a importância do Sistema único de Saúde e do trabalho da faculdade. “O SUS tem o papel não só de atender bem, mas de contribuir com a formação de bons profissionais. Estamos muito felizes com a parceria”.

Os trabalhos foram submetidos a apreciação científica de avaliadores convidados. Entre eles: Paula Dantas, (formada da turma T8) e Luiza Latorre (formada na turma 6), Nayara Perozini Vetorasso (coordenadora Atenção Básica) e Bruno Henrique Ribeiro (diretor de Saúde de Guapiaçu).

Os avaliadores analisaram tanto o conteúdo teórico dos resumos quanto a apresentação dos acadêmicos.

Os temas abordados foram: saúde mental, saúde do idoso, vulnerabilidade social, desafios no PTS, ELA e a importância do vínculo com o paciente.

       

🎥 Veja a reportagem da TV FACERES:

 

Trabalhos premiados:

A CONTRIBUIÇÃO DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR NA PROMOÇÃO DA SAÚDE E PREVENÇÃO DE AGRAVOS EM PACIENTE COM MAL DE PARKINSON: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Lara Stéphane Vieira Melo, Ana Júlia Munhoz Pereira, Bruna Aléssio Rovaris, Camila Locali Couto Elias, Guilherme Gonçalves Andrade Silva, Kamila Brandão Porto, Marina Kerber Reda, Natália Salvador Banhos.

 

O IMPACTO DA VULNERABILIDADE DE UM IDOSO ASSISTIDO ATRAVÉS DE UM PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR (PTS): RELATO DE EXPERIÊNCIA

Beatriz Campos Primo, Gabriel Camargo Aparício, Giovana Navarro, Laura Stefano Marcos Tadeu Guardia Júnior, Maria Fernanda Marin Machado Silveira, Mateus Pelegrin, Renata Prado Bereta Vilela.

 

DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR NA ATENÇÃO BÁSICA DURANTE O CURSO DE MEDICINA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DISCENTE

Hugo Pezatti Martin, Alessa Teixeira, Helena Victoria, Lívia Santi, Yanna Carrelo Monari, Pedro Miguel Albuquerque, Sara Albuquerque, Fernanda Aparecida Novelli Sanfelice.

 

IMPLANTAÇÃO DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR (PTS) EM PACIENTE PORTADOR DE ESCLEROSE LATERAL AMIOTRÓFICA (ELA): RELATO DE EXPERIÊNCIA

Victória Becker Marin Fernandez, Pedro Henrique Correa Vilela, Eugênia Vilela, Arthur Henrique Avelino Sousa, Livia Caiel, Mariana Martinelli, Sara Mazon Bastos, Karina Rumi de Moura Santoliquido.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *