Comunidade do bairro Santo Antônio recebe Caravana da Saúde da FACERES

Comunidade do bairro Santo Antônio recebe Caravana da Saúde da FACERES

Ação gratuita foi organizada pelo Diretório de Ligas Acadêmicas da faculdade em parceria com a paróquia Santo Antônio de Pádua de São José do Rio Preto

Cerca de cem profissionais entre professores e alunos do curso de medicina FACERES, participaram da Caravana da Saúde, realizada no salão paroquial da igreja Santo Antônio de Pádua, em São José do Rio Preto. Uma estrutura de atendimento com foco em orientar a população sobre as doenças crônicas não transmissíveis, que de acordo com o Ministério da Saúde, são responsáveis pela morte de aproximadamente 41 milhões de pessoas a cada ano, o equivalente a 71% de todas as mortes no mundo.

           

Foram realizados testes de glicemia capilar, cálculo de IMC (Índice de massa corporal), avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial, além de informações preventivas sobre HAS (hipertensão arterial sistêmica), DM (diabetes mellitus) e câncer de pele. A Caravana também promoveu oficinas educativas sobre alimentação saudável e entretenimento infantil. A secretária escolar Selma Cristina Morett Ravazzi acordou cedo para checar como estava a saúde. “Fiz teste de glicemia e minha pressão foi aferida. Eu já tenho problema de hipertensão e minha mãe é cardíaca, então viemos nos cuidar’, afirma.

A força tarefa em prol da saúde reuniu oito ligas acadêmicas da FACERES: cirurgia plástica, cuidados paliativos, dermatologia e queimaduras, endocrinologia, gestão e empreendedorismo, ginecologia e obstetrícia, pediatria e psiquiatria. “Nos organizamos com a proposta de um fluxo grande de atendimento, por meio de cinco tendas com distribuição dos serviços prestados, além do trabalho de pesquisa, em que fizemos uma análise do autoconhecimento da pessoa sobre a própria saúde”, explica Rafaela Briguenti Ramalho, presidente do Diretório de Ligas Acadêmicas.

A iniciativa reuniu ensino, pesquisa e extensão. Para o diretor da FACERES, Dr. Toufic Anbar Neto, a Caravana cumpriu com a proposta de contribuir com as políticas públicas de saúde como uma instituição que forma médicos generalistas. “Houve uma conjunção de esforços entre a faculdade de medicina FACERES e a paróquia Santo Antônio para atingir a comunidade e promover a prevenção de doenças”, conclui.

🎥 Veja na reportagem da TV FACERES como foi a Caravana da Saúde:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *