Exame Clínico Objetivo e Estruturado (OSCE), é aplicado para turmas 9 e 10 do curso de medicina FACERES

Exame Clínico Objetivo e Estruturado (OSCE), é aplicado para turmas 9 e 10 do curso de medicina FACERES

Estudantes que estão no último ano da graduação participam do exame que prepara para as provas práticas dos concursos de residência e possibilita uma autoavaliação nas etapas finais do curso

Os alunos das turmas 9 e 10 do curso de medicina FACERES participaram do OSCE – Exame Clínico Objetivo e Estruturado, utilizado internacionalmente na formação médica para avaliação de desempenho clínico.

O exame avalia as principais competências das áreas da medicina abordadas durante o internato: Clínica Geral, Cirurgia, Pediatria, Saúde Coletiva e Ginecologia e Obstetrícia.

  

A dinâmica é realizada por meio de rotatividade, dividida por estações. Em cada uma será simulado um atendimento. Assim, os acadêmicos percorrem as estações e têm um período pré-estabelecido para realizar o exercício. Durante a aplicação, os estudantes são avaliados por um professor ou instrutor.

“O OSCE possibilita uma autoavaliação nas etapas finais da graduação de medicina, prepara para as provas práticas dos concursos de residência, possibilitando uma autoavaliação nas etapas finais da formação médica. Além disso, são analisados o raciocínio clínico e a conduta com o paciente, com uma proposta humanista”, explica Dra. Patrícia Cury, coordenadora do curso de medicina FACERES.

        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *