A Faculdade Ceres – FACERES, por meio do seu corpo docente verificou a necessidade de oferecer ao discente uma formação mais abrangente. Desta forma, foi introduzida , dentro da sua política de ensino e de acordo com a necessidade regional,
Língua Brasileira de Sinais. De acordo com o Decreto nº 5.626/2005, a disciplina de LIBRAS deve ser ofertada em cursos de Licenciatura e de Fonoaudiologia de forma obrigatória, e, nos demais cursos, ofertada como uma disciplina optativa em sua estrutura curricular.
No Brasil, cerca de 5% da população é surda e, parte dela usa a Libras como auxílio para comunicação. De acordo com dados do IBGE, esse número representa 10 milhões de pessoas, sendo que 2,7 milhões não ouvem nada.
A disciplina, que é obrigatória no curso de medicina, é ministrada no Eixo de Habilidades Médicas e de Comunicação. A FACERES possui um professor-intérprete, com formação específica, permitindo por meio de suas competências e habilidades a construção do conhecimento com enfoque ao atendimento de pacientes com surdez total ou alguma surdez, trabalhando em sala de aula os termos médicos da anamnese na linguagem de Sinais e desenvolvendo também atividades de extensão à comunidade.
Atendimento em Libras no Dia do Surdo da FACERES: