Objetivos do curso
Os objetivos do curso foram construídos obedecendo as Diretrizes Curriculares específicas do curso de Medicina, de acordo com as competências e habilidades requeridas na profissão, e estas foram delineadas no perfil do egresso proposto. Para atingir este objetivo o currículo foi construído pelo NDE do curso, as quais permitem trazer as inovações da área do conhecimento, bem como inserir as especificidades locais e regionais da profissão.
O curso de Medicina, de acordo com a Resolução CNE/CES nº 3, de 20/06/2014, que institui as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso, tem como objetivos gerais e específicos os estabelecidos abaixo. Para definição dos objetivos foram considerados: o perfil profissional do egresso, o contexto educacional local e regional, onde está inserida a Instituição, e a estrutura curricular.
Objetivo Geral
O curso de Medicina tem por Objetivo Geral formar profissionais comprometidos com seu tempo e a sociedade, proporcionando aos alunos formação generalista, crítica, reflexiva e ética, oferecendo um conjunto amplo e bastante diversificado de conhecimentos, habilidades, atitudes e procedimentos, coerentes com o profissional capacitado para atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, nos âmbitos individual e coletivo, com responsabilidade social e compromisso com a defesa da cidadania, da dignidade humana, da saúde integral do ser humano e tendo como transversalidade em sua prática, sempre, a determinação social do processo de saúde e doença.
Objetivos Específicos
Os objetivos específicos estão agrupados em três áreas:
- Atenção à saúde;
 - Gestão em Saúde;
 - Educação em Saúde.
 
1) Atenção à saúde:
Os profissionais devem considerar todos os espectros de diversidades e estar aptos a desenvolver ações que visem:
- permitir acesso universal e equidade sem privilégios nem preconceitos atendendo as necessidades pessoais específicas e segundo as prioridades definidas pela vulnerabilidade e pelo risco à saúde e à vida;
 - garantir integralidade e humanização do cuidado por meio de prática médica contínua e integrada com as demais ações e instâncias de saúde;
 - garantir qualidade na atenção à saúde com escuta ativa e singular de cada pessoa, família, grupos e comunidades e nas políticas públicas, programas, ações estratégicas e diretrizes vigentes;
 - atuar com segurança na realização de processos e procedimentos, evitando danos a si, aos pacientes, e a outros profissionais de saúde;
 - preservar a biodiversidade e sustentabilidade, respeitando a relação entre o ser humano e o meio ambiente;
 - atuar sempre pautado nos princípios Éticos e Bioéticos;
 - comunicar-se sempre com empatia e preservando a confidencialidade e a compreensão dos pacientes;
 - atuar na promoção da saúde como estratégia de produção de saúde; cuidado centrado no paciente, na família e na comunidade, respeitando as necessidades e desejos individuais das pessoas;
 - promover a equidade do cuidado das pessoas com deficiência e suas especificidades.
 
2) Gestão em saúde:
Os médicos formados devem:
- compreender os princípios, diretrizes e políticas do sistema de saúde, participando de gerenciamento e administração para promover o bem-estar da comunidade garantindo a gestão do cuidado, com uso de todas as densidades tecnológicas para formulação e desenvolvimento de planos terapêuticos individuais e coletivos;
 - valorizar a vida, visando a melhoria de indicadores de qualidade de vida, de morbidade e de mortalidade, sendo propositivo e resolutivo;
 - tomar decisões com base crítica e contextualizada das evidências científicas, escuta ativa das pessoas e políticas públicas sociais e de saúde racionalizando e otimizando a aplicação de conhecimentos;
 - comunicar-se incorporando as novas tecnologias de informação e comunicação; liderança horizontal das relações interpessoais mediada pela interação, participação e diálogo;
 - trabalhar em equipe constituindo parcerias e rede de apoio estimulando e aproximando instituições envolvidas na atenção integral e promoção da saúde;
 - compreender o papel de cidadãos, gestores, trabalhadores e outros na elaboração da política de saúde brasileira;
 - participação social e articulada nos campos de ensino e aprendizagem das redes de atenção à saúde sempre pautado em princípios humanísticos, éticos, sanitários e da economia na saúde.
 
3) Educação em saúde:
O futuro profissional médico deve corresponsabilizar-se pela própria formação inicial, continuada e em serviço, com autonomia intelectual, responsabilidade social, com estímulo à mobilidade acadêmica e profissional, com objetivos:
- de aprender a aprender, como parte do processo de ensino-aprendizagem, avaliando criticamente as informações obtidas;
 - ter autonomia para aprender e percepção da necessidade da educação continuada;
 - aprender interprofissionalmente com base na reflexão sobre a própria prática e pela troca de saberes com outros profissionais;
 - aprender em situações e ambientes protegidos e controlados como suporte pedagógico;
 - envolver-se em ensino, pesquisa (iniciação científica) e extensão, observando o dinamismo das mudanças sociais que afetam o cuidado;
 - participar de programas de mobilidade acadêmica e formação de redes estudantis viabilizando a identificação de novos desafios da área;
 - dominar outro idioma, para manter-se atualizado com os avanços da Medicina e interagir com outras equipes de profissionais.
 
Os objetivos supracitados estão diretamente relacionados às competências do perfil do egresso do curso, expressas a partir do que é requerido nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), Parecer CNE/CES nº 116/2014 e Resolução CNE/CES nº 3/2014.
No curso de Medicina da FACERES, os objetivos estabelecidos estão implementados de forma a refletir o perfil profissional do egresso, considerando a estrutura curricular caracterizada pelo uso de metodologias inovadoras e tecnologias de vanguarda. Além disso, levam em conta o contexto educacional específico de São José do Rio Preto, bem como as características locais e regionais relacionadas à medicina urbana e as práticas emergentes no campo do conhecimento relacionado ao curso:
1) Metodologias Inovadoras e Tecnologias Avançadas: a FACERES busca constantemente atualizar e aprimorar sua abordagem pedagógica, adotando metodologias inovadoras que preparam os alunos para os desafios da Medicina moderna. O curso integra aulas teóricas, práticas e vivências clínicas, oferecendo uma formação abrangente. O uso de tecnologias avançadas, como simulações médicas, realidade virtual e ambientes virtuais, permite aos alunos adquirir habilidades práticas e familiarizar-se com equipamentos médicos de última geração.
2) Perfil Profissional do Egresso: os objetivos do curso estão alinhados com a formação de um profissional médico que atende às necessidades da sociedade e do contexto local. O perfil do egresso enfatiza a formação generalista, crítica e reflexiva, proporcionando uma ampla gama de conhecimentos, habilidades e atitudes. Isso permite que os graduados atuem em diversos níveis de atenção à saúde, contribuindo para a promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde, tanto em âmbitos individuais quanto coletivos.
3) Contexto Educacional de São José do Rio Preto: a FACERES, situada em São José do Rio Preto, reconhece as características locais e regionais relacionadas à saúde urbana. A cidade é um centro de referência regional em saúde, com estrutura de atendimento médico avançada. Isso proporciona aos alunos a oportunidade de vivenciar um ambiente clínico rico em aprendizado. Eles têm acesso a uma variedade de casos clínicos e a uma diversidade de pacientes, o que enriquece sua formação.
4) Práticas Emergentes e Metodologias de Ponta: o curso de Medicina da FACERES se mantém atualizado com as práticas emergentes na área de saúde. Isso envolve a incorporação de abordagens interdisciplinares, considerando os avanços científicos e tecnológicos. Os alunos são incentivados a participar de projetos de iniciação científica e extensão que abordam as questões de saúde mais atuais e de modo específico aquelas relacionadas à atenção primária. Além disso, com as práticas de telemedicina os alunos conseguem apoiar de modo interdisciplinar comunidades remotas, das quais se destacam comunidades indígenas, quilombolas, etc.
Dessa forma, os objetivos do curso de Medicina da FACERES são implementados de maneira abrangente e alinhada com as melhores práticas educacionais e com a realidade local. Os alunos são preparados para se tornarem profissionais médicos competentes e comprometidos, capazes de enfrentar os desafios da medicina contemporânea e contribuir de maneira significativa para a saúde da comunidade.