1º Curso Prático de Procedimentos Cirúrgicos da FACERES eleva experiência de estudantes de medicina
Iniciativa contribui para o desenvolvimento de competências técnicas fundamentais na carreira médica
A FACERES sediou o primeiro Curso Prático de Procedimentos Cirúrgicos da instituição. A ação, resultado de uma colaboração estratégica entre o Centro Acadêmico, a IFMSA FACERES (Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina do Brasil), e as Ligas Acadêmicas de Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica, reuniu aproximadamente 60 alunos do curso de medicina.
O curso proporcionou aos estudantes uma experiência prática intensiva, preparando-os com habilidades cirúrgicas cruciais para sua futura carreira médica. A presidente do Centro Acadêmico, Fernanda Matta, explicou: “Foi um curso que surgiu pela necessidade que a gente estava vendo dos alunos de praticar vários procedimentos cirúrgicos, então a gente tentou reunir os principais dentro de um dia”, explica Fernanda.
O evento foi realizado no laboratório de habilidades cirúrgicas da FACERES, onde os participantes puderam realizar procedimentos em ambientes controlados, simulando situações reais. Dr. Toufic Anbar Neto, diretor da FACERES, enfatizou a importância do enfoque técnico na realização de procedimentos cirúrgicos, complementando o currículo acadêmico dos alunos. “A gente privilegia o apuro técnico na realização de procedimentos e esta é uma forma que estamos encontrando de aperfeiçoar e complementar o que eles já têm na no elenco curricular do curso”, afirma Dr. Toufic.
Pedro Henrique Vilela, vice-presidente do Centro Acadêmico, detalhou alguns dos procedimentos abordados durante o workshop: “Entre alguns procedimentos que os alunos vão fazer aqui hoje eles vão treinar sutura, drenagem de tórax, toracocentese, drenagem de abcesso, desparamentação, paramentação, intubação orotraqueal, antissepsia, colocação de Campo, dreno, sondas, entre vários outros procedimentos”, conta Pedro.
A presidente da Liga Acadêmica de Cirurgia Plástica, Julia Pimentel Nogueira, destacou a importância de unir teoria e prática: “Na liga, a gente aborda as teorias, e também a gente viu a necessidade dos alunos aprenderem um pouco mais a prática para ficar palpável também. Então quisemos trazer essa oportunidade de ter um dia intenso de atividades práticas”, fala a estudante.
Estudantes de diferentes etapas da graduação reconheceram a importância do curso. Camilly Zeitune Pedro, está terceira etapa da graduação, expressou: “Pra gente é muito importante, porque eu ainda não entrei na cirurgia, então o curso proporciona pra gente muitas técnicas como a sutura, o nó. É uma forma da gente também já ter um conhecimento prévio antes mesmo de chegar e com as práticas também, diz a discente.
A presidente da IFMSA FACERES, Luciana Ventura, agradeceu pela parceria e destacou a importância do evento para os futuros médicos: “Nós queremos agradecer pela parceria com o Centro Acadêmico prestigiando esse evento de pequenos procedimentos que é muito importante pros futuros médicos e também valorizando os monitores que já estão consolidando esse aprendizado junto aos alunos.”
Maria Isabela Gadoti de Toledo, uma das monitoras do curso, ressaltou o papel fundamental dos monitores na orientação dos alunos: “Eu vejo o papel do monitor muito importante porque a gente consegue ter uma dimensão e conseguir ensinar desde a pessoa que já tem uma prática que são os alunos da Etapa 7, da Etapa 6 até as pessoas da Etapa 1 que nunca tiveram noção.”
O curso, além de proporcionar um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades técnicas, fortaleceu a integração entre teoria e prática, enriquecendo a formação dos futuros médicos da FACERES. A iniciativa deixou uma marca positiva na comunidade acadêmica, promovendo a excelência na formação cirúrgica dos estudantes de medicina.