Avaliação Global na formação médica: uma visão abrangente e objetiva

Avaliação Global na formação médica: uma visão abrangente e objetiva

Na busca constante por métodos mais eficazes de avaliação em habilidade clínica dos alunos de graduação médica, a avaliação global emerge como uma alternativa promissora e confiável no ambiente clínico. A adoção de instrumentos bem delineados, com itens pontuados em escalas, destaca-se como uma abordagem mais objetiva e detalhada.

Dr. Toufic Anbar Neto, diretor da faculdade de medicina FACERES, destaca a importância da avaliação global como uma forma abrangente de analisar os estudantes. Ele ressalta que esse método contempla todas as dimensões da competência, abordando cognição, conhecimento, atitude diante de pacientes e habilidades em procedimentos médicos. A ideia é fornecer uma avaliação mais próxima da realidade, capturando diferentes aspectos do desempenho dos estudantes.

      

“A dinâmica da avaliação global envolve vários cenários, cada um focado em áreas específicas da medicina, como ginecologia e obstetrícia, pediatria, clínica, cirurgia, saúde coletiva, além de urgência e emergência, bioética e traumatologia”, explica Dr. Toufic.

O processo se inicia com uma avaliação teórica, realizada em laboratórios de informática, por meio de testes eletrônicos, para medir o conhecimento dos alunos em determinado tema.

Em seguida, os estudantes enfrentam cenários práticos, onde aplicam seus conhecimentos em procedimentos específicos. Utilizando manequins e simuladores, eles realizam procedimentos relevantes para a área em questão. Essa etapa proporciona uma avaliação das habilidades técnicas dos alunos.

A última fase ocorre no laboratório OSCE (Objective Structured Clinical Examination), onde os estudantes praticam suas atitudes clínicas. Os discentes são avaliados por meio de trechos de anamnese, exame físico e orientação, formando um conceito global sobre o desempenho do aluno na área específica.

“Ao adotar essa abordagem, a FACERES visa fornecer uma visão mais abrangente e precisa da competência dos estudantes, possibilitando uma compreensão mais completa de seu desempenho em diferentes dimensões. A avaliação global surge como um instrumento valioso na formação médica, contribuindo para a preparação de profissionais de saúde mais qualificados”, relata do diretor da FACERES.

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