Núcleo da faculdade de medicina FACERES promove capacitação para aprimorar o desempenho docente
Competências pedagógicas fortalecem vínculos e excelência educacional
O Núcleo de Desenvolvimento e Desempenho dos Educadores da faculdade de medicina FACERES organizou duas semanas de capacitação e treinamento destinados aos professores.
As abordagens adotadas basearam-se em artigos científicos e orientações práticas, proporcionando uma compreensão clara e construtiva. Durante esse período, os docentes receberam orientações do NAEP – Núcleo de Apoio Educacional e Psicológico sobre a proposta institucional para a realização de feedback no processo de avaliação discente. A capacitação também abordou questões como a elaboração de questões objetivas e discursivas, além de treinamento técnico sobre a inclusão de planos de ensino na plataforma Qstione e realidade virtual.
De acordo com a professora da Tutoria da etapa 2 e Fisiologia e Imunologia, Lucia Cursino, a capacitação foi extremamente gratificante, proporcionando uma nova perspectiva sobre a tutoria e a dinâmica da faculdade. A clareza nas formulações de questões certamente contribuirá para evitar possíveis atritos entre professores, alunos e a equipe como um todo.
“Graças a esse processo de capacitação, a elaboração das questões será de forma padronizada e bem estruturada, seguindo normas específicas. Essa habilidade não só nos permite criar perguntas com qualidade, mas também obter feedbacks valiosos dos alunos, promovendo uma interação construtiva. É muito importante mantermos essa busca por conhecimento de maneira contínua, evitando perder as nuances aprendidas. A aderência ao projeto pedagógico, incluindo ementas e matriz curricular, foi ressaltada pela capacitação, proporcionando uma visão mais abrangente e aprofundada do curso como um todo. Acreditamos que a capacitação contínua é essencial para um constante aprimoramento no exercício da docência.”
Professora do Programa de Integração Comunitária (PIC), Renata Bereta descreve a capacitação como um momento de aprendizado e troca de experiência entre os professores. Ela destaca a relevância dos temas abordados, que agregam valor ao trabalho docente, trazendo novas perspectivas e ideias para aprimorar o dia a dia em sala de aula e em campo prático. “Na perspectiva de troca, podemos além de aprender com os professores de outros eixos, o que tem dado certo, também contribuir com a nossa experiência e vivência prática. Tem sido uma excelente experiência!”, conclui Renata.
“É de extrema importância destacar que a nossa instituição está constantemente empenhada em aprimorar seus padrões, por meio de investimentos significativos em treinamentos e estratégias visionárias o que se torna um diferencial significativo. O comprometimento da FACERES reflete a grandeza e a importância atribuída ao desenvolvimento acadêmico e profissional de nossos alunos”, destaca o Professor Augustus Cézar Polimeno, responsável pelas disciplinas de Tutoria e Habilidades em Diagnóstico Primário.