Simulação de consulta com atores profissionais contribui na aprendizagem prática no curso de medicina FACERES

Simulação de consulta com atores profissionais contribui na aprendizagem prática no curso de medicina FACERES

As simulações são uma extensão do desenvolvimento de habilidades clínicas e aprendizado na formação médica.

Um dos diferenciais da faculdade de medicina FACERES, é a inserção de atividades de simulação com atores profissionais que interpretam pacientes durante uma consulta.

A professora da disciplina de geriatria, Dra. Patrícia Cury, explica que os atores trabalham principalmente no contexto da coleta de história clínica simulando e interpretando personagens que previamente foram elaborados pelos docentes. “Fazemos um roteiro específico junto dos atores e preparamos uma circunstância planejada dentro da disciplina. Com isso, conseguimos estimular o treino de atendimento em situações reais, mas, controladas”, explica Dra. Patrícia.

Os atores, Clara Tremura e Ícaro Negroni, se transformam no personagem que irão interpretar durante a simulação de consulta. “A gente se caracteriza e elabora a interpretação de acordo do contexto definido junto com os professores.”, explica Clara.

Ícaro Negroni, ator que interpreta diferentes personagens, reforça que é uma possibilidade do discente ter um contato direto, além de trabalhar o comportamento. “Deixamos o mais real possível, estabelecemos quais doenças esse paciente terá, como é o cotidiano dele, qual situação de vida, de moradia e de hábitos do dia a dia que podem fazer toda diferença durante o treinamento”, reforça.

Esse cenário é inserido para os alunos da quinta etapa do curso de medicina e, contribui na aprendizagem prática do acadêmico. Para a aluna da turma 18 do curso de medicina FACERES, Marília Tavares Pinto Paiva, a simulação de consulta prepara o estudante com mais segurança para um atendimento real. “É importante a gente vivenciar essas experiências oferecidas pela faculdade para ter a conduta correta com o paciente quando formos atender em campo”, relata Marília.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *