
Série especial do Capivaracast – videocast da Faculdade de Medicina FACERES – aborda autismo com foco em informação, inclusão e direitos
Projeto integra a campanha Abril Azul com cinco episódios no YouTube, promovendo conscientização e conteúdo científico por meio de uma parceria entre a disciplina PIC e a TV FACERES.
A Faculdade de Medicina FACERES lançou uma série especial do Capivaracast, seu videocast oficial, dedicada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). A temporada conta com cinco episódios no YouTube e faz parte da campanha Abril Azul, que busca ampliar a conscientização sobre a inclusão de pessoas com autismo. O projeto é uma iniciativa de extensão curricularizada da disciplina PIC – Programa de Integração Comunitária – em parceria com a TV FACERES.
Os episódios contam com a participação de convidados e especialistas que vivenciam diretamente o tema, oferecendo uma abordagem informativa, acolhedora e baseada em evidências científicas.
Para a neuropsicopedagoga Flavia Redondo, entrevistada na série, o projeto tem um papel fundamental tanto na formação acadêmica quanto na formação de opinião:
“É um projeto de conscientização. Não está somente vinculado ao curso de medicina, mas, também à formação de opinião. Há a criação de conteúdo real, científico, voltado para o autismo e o espectro. Promove uma visão diferenciada sobre tudo aquilo que os alunos veem dentro da faculdade, através de experiências de mães, de psiquiatras que trouxeram conteúdos extremamente relevantes para a formação desse conjunto que é o autismo. E isso tem uma função excepcional na sociedade: levar informação correta, científica e traçar um curso para a comunidade de forma humanizada”, relata.
Outro destaque da série é a entrevista com o advogado Marcelo Lavezo, especialista em direito da saúde e pessoas com deficiência. Ele reforça a importância de disseminar conhecimento sobre os direitos das pessoas com TEA. “É muito importante para a sociedade levar informação de qualidade sobre o autismo e também sobre os direitos. Esclarecimentos necessários para que as pessoas consigam buscar o acesso ao que é de direito. A informação orienta e empodera essas famílias – seja sobre planos de saúde, SUS, educação ou previdência. Levar informação de qualidade à sociedade é essencial neste projeto tão maravilhoso da FACERES”, afirma.
A coordenadora da disciplina PIC, Fernanda Novelli Sanfelice, também destaca o impacto da iniciativa. “Nós nos sentimos muito honrados em poder realmente nos engajarmos com esse projeto, porque o objetivo dele é levar informação, esclarecimento e conscientização da sociedade, para que esse assunto sobre o transtorno do espectro autista seja reconhecido, discutido e valorizado. Assim, caminhamos para uma sociedade mais inclusiva, humana, acolhedora e com mais acesso”, finaliza.
Todos os episódios da série estão disponíveis no canal do YouTube da FACERES.

