Recepção da 17ª turma do curso de medicina FACERES foi totalmente online
De 13 estados brasileiros diferentes, a classe tem predominância feminina e alunos com outras graduações como direito, engenharia, enfermagem, odontologia e administração de empresas
Os calouros da turma 17 do curso de medicina FACERES, que ingressaram no segundo semestre de 2020, foram recepcionados de forma virtual. Ao longo da primeira semana de atividades os estudantes participaram de uma programação adaptada para o formato remoto, com as boas-vindas do Dr. Toufic Anbar Neto, diretor da FACERES, Dra. Patrícia Cury, coordenadora do curso de medicina, professores e colaboradores da faculdade.
Integrantes do Centro Acadêmico Dra. Patrícia Cury, NAEP (Núcleo de Apoio Educacional e Psicológico), Atlética, Bateria Troglodita, IFMSA FACERES (International Federation of Medical Students’ Association), também fizeram a apresentação das respectivas atividades e programação para os calouros.
Dr. Toufic Anbar Neto, diretor da FACERES, apresentou aos estudantes, as metodologias de ensino da instituição. A reunião, também foi a oportunidade dos novos alunos tirarem dúvidas a respeito da graduação e se apresentarem de forma individual.
Marcelo Pinheiro, do setor de Tecnologia da Informação, falou com os acadêmicos sobre o acesso ao sistema de estudos interno online e a bibliotecária responsável pelo acervo da FACERES, Rebeca Curassa Rosa, explicou o passo a passo da biblioteca virtual.
A caloura da T17, Bruna Carolina Cardoso Rocha, natural de Apucarana, Paraná, ficou surpresa com o acolhimento da faculdade: “Quanto a essa primeira semana de aula, nem esperava toda essa recepção. Nós fomos recheados de informações e nos sentimos acolhidos desde o primeiro momento. Mesmo sem o contato físico e com as dificuldades de implantar todo um sistema remoto, vejo que a FACERES tem cuidado de tudo para que nada seja prejudicado”, comenta a aluna.
As atividades da disciplina do Programa de Integração Comunitária (PIC), voltadas para a saúde coletiva foram apresentadas pela coordenadora Fernanda Novelli Sanfelice e equipe de preceptoras. Os novos alunos também conheceram o trabalho de Extensão Universitária da faculdade que viabiliza a integração entre a faculdade e a sociedade.
Os trabalhos do CEP (Comitê de Ética em Pesquisa), foram apresentados pela coordenadora do setor, Dra. Tamara Veiga Faria, CEUA (Comissão de Ética em Uso de Animais) e Secretaria de Pesquisa, além das regras dos coletivos estudantis, dos Laboratórios de Morfofuncional com a coordenadora do setor, Profa. Dra. Carla Patrícia Carlos, e depoimentos de ex-alunos.
Rafaela Chaves Meirelles é de Goiânia e está na turma 17. Ela conheceu a FACERES por meio do cursinho pré-vestibular e a transparência do site foi fator decisivo para que a estudante se matriculasse no curso de medicina da instituição. “Conheci os ricos canais psicológicos, comunicativos, científicos e as metodologias de ensinos, que atuam na formação de um profissional não só mais humano, mas também extremamente qualificado. A meu ver, a qualidade do ensino, devido ao êxito nas alternativas remotas por consequência da pandemia da Covid-19, evidenciou uma impecável organização e trabalho da equipe, pois aparenta não ter alterado o seu rigor e a exigência da faculdade com seus alunos. Creio que fiz a escolha certa ao me tornar estudante da FACERES, mesmo diante de outras seis opções de faculdade, pois esta, possui valores nos quais acredito como cidadã e futura formada em medicina”, finaliza a caloura.