I Simpósio Interligas de Cirurgia Bariátrica abordou etapas que envolvem procedimento cirúrgico, trabalho psicológico e nutricional
Nos dias 18, 19 e 20 de agosto, as Ligas Acadêmicas da FACERES de Anatomia e Patologia Humana (LAAPFC), Gastroenterologia (LAGASTRO), Cirurgia Plástica (LACP) e Medicina Esportiva e Nutrologia (LAMEN), realizaram o I Simpósio Interligas de Cirurgia Bariátrica. “O evento foi uma oportunidade de compreender, de forma técnica e crítica os processos cirúrgicos e psicológicos que compõem o quadro de um paciente que realizará a cirurgia bariátrica”, explicam os organizadores.
A procura pela cirurgia bariátrica sofreu um boom nas últimas décadas. Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, só no Brasil mais de 100 mil cirurgias são feitas todos os anos, o que coloca o país na segunda posição nesse tipo de procedimento, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.
A cirurgia é um recurso usado por quem tem sérios problemas de saúde por conta do sobrepeso e não consegue ou tem dificuldades de emagrecer de maneira natural, com dietas e exercícios físicos.
O Simpósio foi aberto a acadêmicos de cursos da área de saúde e, também para a comunidade. As palestras foram realizadas por transmissão ao vivo pelo YouTube com médicos especialistas: Dr. Thiago Sivieri, cirurgião do aparelho digestivo; Dra. Francine de Mattias Sivieri, médica especialista em endocrinologia e metabologia; Christiane Mangilli Ayello, psicóloga com especialização em saúde mental com enfoque na Saúde Pública; Dr. João Augusto de Martins Guimarães, cirurgião plástico; Dayana Augusta Terra Freire, nutricionista; e Dra. Flávia Pinho Ohde, especialista em nutrologia e pós-graduada em dermatologia.
Os temas abordados no simpósio virtual, descreveram desde o procedimento cirúrgico da bariátrica, até o psicológico, alimentação e corpo após a intervenção.
“Por ser uma cirurgia muito procurada, entendemos que esse momento é a oportunidade de elucidar os passos do procedimento cirúrgico e dos aspectos emocionais desenvolvidos pelos pacientes que possuem interesse em realizar o procedimento, além dos cuidados necessários no pós-cirúrgico”, finalizam os organizadores.