Projetos de Extensão da faculdade de medicina FACERES alcançam mais de 17.000 pessoas em 2023

Projetos de Extensão da faculdade de medicina FACERES alcançam mais de 17.000 pessoas em 2023

Projetos de Extensão da faculdade de medicina FACERES alcançam mais de 17.000 pessoas em 2023

Resultado evidencia o compromisso da instituição em abordar questões essenciais na sociedade

A faculdade de medicina FACERES encerrou o ano de 2023 com números impressionantes em seus projetos de extensão, atendendo e impactando positivamente a vida de mais de 17.000 pessoas. Entre esses, um destaque notável é o Programa de Integração Comunitária “PIC”, que beneficiou 13.600 pessoas ao longo do ano.

A coordenadora da extensão e do PIC, Fernanda Novell São Felice, compartilhou sua visão sobre os resultados alcançados. “Estamos muito felizes pelos resultados significativos de impacto social e na formação dos nossos estudantes. Este é um trabalho desenvolvido por todos: alunos, professores e comunidade.”

                    

Fernanda destacou também três novos programas implementados em 2023, já em pleno desenvolvimento: “Doar para Curar,” “IFMSA” e “CRIAR,” além do fortalecimento da parceria com o projeto Ratione da Vara da Infância e Juventude de São José do Rio Preto, dedicado à promoção da saúde de crianças e adolescentes, demonstrando o compromisso da instituição com o bem-estar da comunidade.

Todos eles evidenciam o compromisso da FACERES em abordar questões essenciais na sociedade.

Das 52 atividades, sendo 33 projetos desenvolvidos, a coordenadora ressaltou a importância da curricularização da extensão, mostrando que é possível integrá-las diretamente ao currículo acadêmico.

                                 

Ao longo de 2023, 215 docentes estiveram envolvidos em atividades de extensão, com uma média de 700 alunos participando a cada semestre eletivo.

Karina Rumi de Moura Santoliquido, professora do Programa de Integração Comunitária enfatiza que é de extrema importância que o corpo docente fortaleça as ações para adesão dos discentes. “O envolvimento do professor na extensão é fundamental. Além do papel no programa PIC, temos projetos extracurriculares que incentivam os nossos estudantes a aderirem a essas iniciativas”, afirma a docente.

Destacando a participação no maior evento científico de educação médica do mundo, Fernanda falou sobre a expansão do programa “FACE FULBEAS”. Novas vagas foram abertas, proporcionando oportunidades para mais alunos participarem deste projeto consolidado.

Outro projeto de destaque é o Ratione, uma parceria entre a FACERES e a Vara da Infância e Juventude de São José do Rio Preto. Este projeto visa orientar e informar crianças e adolescentes, prevenindo o envolvimento com atos infracionais.

              

Além dos resultados impactantes, 2023 também marcou uma conquista física para o departamento de extensão da FACERES, que agora conta com um espaço dedicado para receber alunos, professores, a comunidade externa e parceiros.

Com um olhar para o futuro, Fernanda revelou que a FACERES já está a todo vapor, desenvolvendo muitos projetos e programas para o ano de 2024. O compromisso com a excelência acadêmica e o impacto positivo na sociedade continua a ser a missão central da instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *