Projetos de Extensão da faculdade de medicina FACERES alcançam mais de 17.000 pessoas em 2023
Resultado evidencia o compromisso da instituição em abordar questões essenciais na sociedade
A faculdade de medicina FACERES encerrou o ano de 2023 com números impressionantes em seus projetos de extensão, atendendo e impactando positivamente a vida de mais de 17.000 pessoas. Entre esses, um destaque notável é o Programa de Integração Comunitária “PIC”, que beneficiou 13.600 pessoas ao longo do ano.
A coordenadora da extensão e do PIC, Fernanda Novell São Felice, compartilhou sua visão sobre os resultados alcançados. “Estamos muito felizes pelos resultados significativos de impacto social e na formação dos nossos estudantes. Este é um trabalho desenvolvido por todos: alunos, professores e comunidade.”
Fernanda destacou também três novos programas implementados em 2023, já em pleno desenvolvimento: “Doar para Curar,” “IFMSA” e “CRIAR,” além do fortalecimento da parceria com o projeto Ratione da Vara da Infância e Juventude de São José do Rio Preto, dedicado à promoção da saúde de crianças e adolescentes, demonstrando o compromisso da instituição com o bem-estar da comunidade.
Todos eles evidenciam o compromisso da FACERES em abordar questões essenciais na sociedade.
Das 52 atividades, sendo 33 projetos desenvolvidos, a coordenadora ressaltou a importância da curricularização da extensão, mostrando que é possível integrá-las diretamente ao currículo acadêmico.
Ao longo de 2023, 215 docentes estiveram envolvidos em atividades de extensão, com uma média de 700 alunos participando a cada semestre eletivo.
Karina Rumi de Moura Santoliquido, professora do Programa de Integração Comunitária enfatiza que é de extrema importância que o corpo docente fortaleça as ações para adesão dos discentes. “O envolvimento do professor na extensão é fundamental. Além do papel no programa PIC, temos projetos extracurriculares que incentivam os nossos estudantes a aderirem a essas iniciativas”, afirma a docente.
Destacando a participação no maior evento científico de educação médica do mundo, Fernanda falou sobre a expansão do programa “FACE FULBEAS”. Novas vagas foram abertas, proporcionando oportunidades para mais alunos participarem deste projeto consolidado.
Outro projeto de destaque é o Ratione, uma parceria entre a FACERES e a Vara da Infância e Juventude de São José do Rio Preto. Este projeto visa orientar e informar crianças e adolescentes, prevenindo o envolvimento com atos infracionais.
Além dos resultados impactantes, 2023 também marcou uma conquista física para o departamento de extensão da FACERES, que agora conta com um espaço dedicado para receber alunos, professores, a comunidade externa e parceiros.
Com um olhar para o futuro, Fernanda revelou que a FACERES já está a todo vapor, desenvolvendo muitos projetos e programas para o ano de 2024. O compromisso com a excelência acadêmica e o impacto positivo na sociedade continua a ser a missão central da instituição.