Alunos da faculdade de medicina FACERES se destacam em atividade prática na disciplina de morfofuncional

Alunos da faculdade de medicina FACERES se destacam em atividade prática na disciplina de morfofuncional

Alunos da faculdade de medicina FACERES se destacam em atividade prática na disciplina de morfofuncional

A Profa. Dra. Tatiane Iembo, docente das disciplinas de Tutoria e Morfofuncional do curso de medicina da FACERES, compartilhou recentemente uma experiência educacional realizada no segundo semestre com os alunos da turma 22. O método ultrapassou as fronteiras dos livros didáticos, levando os estudantes a explorarem o mundo prático no laboratório.

Dividindo a turma em seis grupos, a professora conduziu uma atividade prática baseada em casos clínicos por ela elaborados a partir de artigos científicos. “O objetivo era associar as características dos microorganismos aos sintomas e ao desenvolvimento das doenças. A dinâmica proporcionou uma abordagem mais efetiva ao aprendizado”, afirma Tatiane.

A iniciativa não parou por aí. Inspirada por uma participação no Congresso Brasileiro de Educação Médica, a educadora propôs uma atividade adicional: uma oficina na qual os discentes deveriam criar posts educativos para o Instagram, utilizando a plataforma Canva. Cada grupo foi encarregado de desenvolver um post sobre uma doença específica, abordando o agente etiológico, sintomas e prevenção.

A docente comentou sobre a experiência: “Foi uma atividade desenvolvida pelos acadêmicos da turma 22 para aumentar o engajamento e o aprendizado dessa disciplina.”

Uma das alunas que participou da atividade, Isabela Colombo, ficou entusiasmada. “Esse projeto de expandir as atividades de Morfo foi, pra mim, muito satisfatório. A Tati, como professora, faz valer o tipo de metodologia que mais me atraiu para a FACERES: metodologias ativas e de ensino.”

Isabela enfatizou a importância de estudar diariamente e destacou a preferência por atividades práticas que permitem aos alunos serem parte ativa do processo de aprendizado.

A experiência aplicada na FACERES destaca-se como um exemplo de como a combinação de métodos ativos, práticos e tecnológicos pode enriquecer o aprendizado dos estudantes de medicina, estimulando o engajamento e a participação ativa na construção do conhecimento.

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