Projeto de extensão do curso de medicina FACERES leva Teste de Snellen a alunos da rede municipal de ensino de Guapiaçu

Projeto de extensão do curso de medicina FACERES leva Teste de Snellen a alunos da rede municipal de ensino de Guapiaçu

Atividade aplicada por alunos da turma 19 do curso de medicina FACERES faz parte do programa saúde na escola

 

A visão é parte essencial do processo de aprendizagem. Um projeto de extensão da faculdade de medicina FACERES oferece aos alunos do ensino fundamental de escolas municipais de Guapiaçu, testes visuais gratuitos, o Teste de Snellen, que faz parte do programa saúde na escola. 

O exame, aplicado por alunos da turma 19 do curso de medicina, é uma das formas mais simples de medir a acuidade visual. Não substitui o oftalmológico, mas é uma maneira prática de identificar possíveis alterações na condição visual das pessoas. A estudante Camily Frigeri, afirma que a experiência auxilia no desenvolvimento da prático. “Essa atividade incentiva o cuidado com as crianças em fase de aprendizado e também nos estimula a olhar com respeito quem atendemos”, afirma a aluna.

A avaliação da acuidade é desenvolvida na disciplina PIC – Programa de Integração Comunitária. A coordenadora, Fernanda Novelli Sanfelice, explica que após a realização dos exames, as crianças são encaminhadas para uma consulta com um médico especialista, no serviço de oftalmologia da rede de saúde de Guapiaçu. “Nós executamos essa ação e colhemos os dados. Depois, é feito um levantamento dos alterados com direcionamento para a especialidade”, diz Fernanda.

Além dos alunos, o Teste de Snellen também auxilia os professores, que podem orientar as correções a partir dos problemas detectados. Denise de Fernando, coordenadora municipal de educação reforça que é uma ajuda para os docentes. “Fazendo essa prevenção, são evitadas dificuldades de aprendizagem e contribui para o ensino”, comenta.

Bruno Ribeiro, diretor de saúde de Guapiaçu, acrescenta que detectar de forma precoce problemas oftalmológicos é prevenir e cuidar. “É a promoção de saúde que impacta a longo prazo na forma como a população enxerga a importância da prevenção”, conclui.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *