Faculdade de medicina FACERES promove campanha de orientação de câncer de próstata

Faculdade de medicina FACERES promove campanha de orientação de câncer de próstata

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. Segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata.

A boa notícia é que, se detectado no início, as chances de cura deste tipo de câncer são de mais de 90%.

Os acadêmicos de medicina da Turma 21 da FACERES orientaram a população presente em salas de espera das Unidades de Saúde de Guapiaçu visando a detecção precoce.

Fernanda Novelli Sanfelice, coordenadora do Programa de Integração Comunitária explica que a ação teve como objetivo alertar a população, com foco nos homens, sobre a rotina de cuidados com a saúde que inclui visita regular ao médico aliado a hábitos de vida saudável, como a realização de atividade física e alimentação balanceada.

“Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico)”, explica Fernanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *