Projeto de extensão da FACERES conquista 1º lugar no Congresso Médico Acadêmico de Botucatu com série de programas sobre saúde da mulher

Projeto de extensão da FACERES conquista 1º lugar no Congresso Médico Acadêmico de Botucatu com série de programas sobre saúde da mulher

Projeto de extensão da FACERES conquista 1º lugar no Congresso Médico Acadêmico de Botucatu com série de programas sobre saúde da mulher

Iniciativa extensionista premiada no congresso da UNESP, promove educação em saúde e aproxima estudantes da comunidade.

O projeto de extensão “Gestação em Pauta: podcast como instrumento da promoção de saúde da mulher”, desenvolvido por alunas da 22ª turma de medicina da FACERES sob orientação da professora Renata Prado Bereta Vilela, conquistou o 1º lugar na categoria Projetos de Extensão no VII Prêmio Prof. Lupércio de Souza Cortez Junior, durante o Congresso Médico Acadêmico de Botucatu (COMAB), da UNESP.

O projeto teve como objetivo levar informação de qualidade à população por meio de episódios em formato de podcast, abordando temas essenciais sobre o ciclo gravídico-puerperal.

“Nos episódios, falamos sobre amamentação, pré-natal, parto, puerpério e também desmistificamos alguns temas em formato de mitos e verdades. Contamos com a participação de profissionais de diversas áreas da saúde, como fisioterapeutas, enfermeiras e médicos. Foi uma experiência muito rica, que nos proporcionou contato direto com a comunidade e a chance de aplicar o que aprendemos de forma prática”, relata estudante Annelise Felix Oliveira, uma das alunas que participou do trabalho de extensão.

As gravações foram realizadas nos estúdios da própria faculdade, em parceria com a TV FACERES e a participação de professores da casa, entre eles o Dr. Gabriel Dumbra, médico ginecologista e obstetra, que também foi um dos entrevistados do podcast.

“Participar dessa iniciativa foi muito gratificante. A proposta das alunas foi extremamente relevante, pois une comunicação, tecnologia e promoção de saúde — pilares fundamentais da medicina atual. É um orgulho ver nossos estudantes utilizando a ciência e os recursos da FACERES para transformar conhecimento em impacto social”, destaca o Dr. Gabriel Dumbra.

A professora Renata Prado Bereta Vilela, orientadora do projeto, também ressaltou a importância da proposta e do reconhecimento obtido.

“Esse prêmio é um reflexo do comprometimento das alunas e da qualidade das ações de extensão desenvolvidas na FACERES. Projetos como esse fortalecem o papel social da medicina e mostram como nossos estudantes estão preparados para atuar com empatia, conhecimento e responsabilidade”, afirma a docente.

Para as alunas envolvidas, o reconhecimento reforça o valor da extensão universitária na formação médica. “Foi uma conquista muito importante para nós, tanto pela oportunidade de apresentar em um congresso renomado, quanto por ver o impacto que o projeto teve na comunidade. A FACERES nos deu todo o suporte — desde a estrutura de gravação até a orientação dos professores — e isso fez toda a diferença”, completa Annelise.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *