FACERES sedia treinamento do SIRESP Digital para fortalecer a regulação em saúde na região noroeste paulista

FACERES sedia treinamento do SIRESP Digital para fortalecer a regulação em saúde na região noroeste paulista

FACERES sedia treinamento do SIRESP Digital para fortalecer a regulação em saúde na região noroeste paulista

Capacitação da Secretaria Estadual da Saúde reuniu profissionais de 11 municípios para implantação do novo sistema de regulação ambulatorial do SUS.

A Faculdade de Medicina FACERES sediou, entre os dias 20 e 23 de outubro, o treinamento “IMPLANTAÇÃO SIRESP DIGITAL – Treinamento do novo sistema do Módulo de Regulação Ambulatorial dos serviços de saúde SUS da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo”, organizado pela Secretaria Estadual de Saúde e coordenado localmente por Alda Maria Barros, Diretora do Núcleo de Regulação da DRS XV – São José do Rio Preto.

Voltada a profissionais de saúde com acesso à ferramenta digital, a capacitação reuniu trabalhadores das unidades executantes conveniadas ao SUS, Hospitais Municipais e Estaduais, AMEs, Clínicas de Terapia Renal, Centros de Reabilitação e demais serviços credenciados. Participaram também colaboradores da Atenção Primária dos 102 municípios da área de abrangência da DRS XV.

No total, 30 profissionais, representando 26 unidades prestadoras de serviços dos municípios de São José do Rio Preto, Catanduva, Novo Horizonte, Pirangi, Santa Adélia, Jaci, Mirassol, José Bonifácio, Monte Aprazível, Nova Granada e Tanabi, participaram do treinamento. Esses serviços atendem pacientes de 50 municípios, pertencentes às CIRS de São José do Rio Preto, Catanduva e José Bonifácio.

A capacitação, ministrada por instrutores do SIRESP – CROSS, abordou o funcionamento do novo sistema digital que passa a ser implantado em janeiro de 2026. A atualização é estratégica para aprimorar a regulação do acesso aos serviços de saúde, permitindo melhor organização das filas de espera da Atenção Primária, serviços especializados e hospitais, com base nos princípios de equidade e integralidade.

Entre os desafios destacados, estão a resolutividade no uso da plataforma e a necessidade de multiplicação do conhecimento por parte dos profissionais presentes, garantindo que todos os usuários do sistema tenham domínio da ferramenta.

De acordo com a coordenação, esse tipo de treinamento é fundamental para o fortalecimento do SUS regional, pois capacita as equipes para o uso do SIRESP DIGITAL, principal sistema de gestão de vagas em saúde. Com ele, a rede se torna mais integrada, eficiente e capaz de oferecer atendimento em tempo oportuno aos cidadãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *