Professor do curso de medicina FACERES lança livro sobre Acesso Vascular Ecoguiado
Obra, lançada no Congresso Internacional São Paulo de Cirurgia Vascular, é voltada para todos os profissionais médicos, estudantes de medicina e também profissionais da área da enfermagem
O professor da faculdade de medicina FACERES, Dr. Danilo Fernandes, cirurgião vascular e endovascular e o médico Dr. Jales Braga, cardiologista e ecografista, juntamente com a Dra. Gabriela Leopoldino, cirurgiã vascular e ecografista vascular, lançaram o livro “Guia Prático de Acesso Vascular Ecoguiado”.
O guia prático aborda os acessos vasculares guiado por ultrassom, distribuído em 10 capítulos com as evidências mais atuais, mostrando detalhadamente a teoria para realização de acessos vasculares, venosos profundos, periféricos e arteriais, sempre de forma ecoguiada, bem como complicações dos acessos vasculares, dispositivos utilizados, princípios básicos de ultrassom, entre outros.
Para um dos autores, Dr. Danilo Fernandes, o conteúdo fornece os detalhes que o assunto pede. “O que mais me alegra é quanto esse conteúdo irá contribuir para o aprimoramento de médicos de todo país, mas principalmente pelo benefício aos nossos pacientes que são submetidos diariamente aos procedimentos”, afirma o médico cirurgião vascular e endovascular
A obra, lançada no Congresso Internacional São Paulo de Cirurgia Vascular e Endovascular (CISP), é voltada para todos os profissionais médicos, estudantes de medicina e também profissionais da área da enfermagem.
“Um dos objetivos principais deste guia, edificado sob o alicerce do conhecimento científico mais atual, é fazer com que de punção vascular guiadas por ultrassonografia, permitindo aos mesmos obterem maior proficiência, fazendo que os procedimentos sejam realizados de forma mais ágil, segura, com menores taxas de complicações e, principalmente, maiores índices de sucesso, assim criando um cenário ideal de grande benefício, tanto ao profissional que executará o procedimento, como ao paciente”, reitera Dr. Jales Braga.