Professor da Faculdade de medicina FACERES participa de obra sobre rotina cirúrgica em doenças inflamatórias intestinais

Professor da Faculdade de medicina FACERES participa de obra sobre rotina cirúrgica em doenças inflamatórias intestinais

Professor da Faculdade de medicina FACERES participa de obra sobre rotina cirúrgica em doenças inflamatórias intestinais

Livro traz alerta sobre crescimento expressivo nos últimos anos das doenças e a importância da individualização do paciente.

O cirurgião Dr. André Rizzo, formado pela primeira turma da Faculdade de Medicina FACERES e atualmente professor da instituição, é um dos autores do livro “Rotina Cirúrgica nas Doenças Inflamatórias Intestinais”, lançado recentemente pelo Grupo de Estudos de Doenças Inflamatórias Intestinais do Brasil (GEDIIB). O convite partiu do Dr. Rafael Luporini, colega de longa data, com quem dividiu a autoria do capítulo.

“Foi uma grande honra receber esse convite. O Dr. Rafael foi meu preceptor durante a graduação, meu chefe na residência e hoje é um grande amigo. Participar desse projeto ao lado dele foi muito especial”, destacou Rizzo.

O capítulo escrito pelos dois especialistas aborda as diferentes possibilidades de tratamento cirúrgico para pacientes com Doença de Crohn e Retocolite Ulcerativa, enfermidades que têm apresentado crescimento expressivo nos últimos anos. A obra retrata desde técnicas convencionais até abordagens mais modernas, como a cirurgia robótica e minimamente invasiva, reforçando a necessidade de individualizar cada caso.

Segundo o Dr. André Rizzo, a principal contribuição do livro é padronizar condutas cirúrgicas no Brasil, ampliando o acesso dos profissionais de saúde a protocolos atualizados e alinhados com a complexidade dessas doenças. “É uma obra que serve de guia para médicos especialistas, mas também é fundamental para estudantes de medicina. O número de pacientes diagnosticados com doenças inflamatórias intestinais mais que dobrou nos últimos dez anos, por isso é essencial que o futuro médico saiba reconhecer precocemente os sintomas e encaminhar o paciente para tratamento adequado”, explica.

O projeto contou com a participação de grandes nomes da área no Brasil, o que, para o professor da FACERES, representou uma oportunidade de aprendizado e crescimento profissional. “Fazer parte desse time é uma experiência fantástica e um privilégio. O livro reúne especialistas de referência que participam dos principais estudos sobre o tema”, afirmou.

A obra está disponível para compra no site oficial do GEDIIB: www.gediib.org.br e poderá ser encontrada também em eventos como o Congresso Brasileiro de Coloproctologia e o Congresso de Doenças Inflamatórias Intestinais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *