Pesquisa desenvolvida pela FACERES será apresentada na Conferência Internacional de PBL (PBL2021)
Uma pesquisa conduzida pelo professor da FACERES, o hematologista, Dr. Flavio Naoum, foi aceita para a apresentação na Conferência Internacional de PBL (PBL2021).
O estudo, que também tem como autores a coordenadora do curso de medicina FACERES, Dra. Patrícia Cury e o Prof. Ms. Felipe Pacca, analisou a impressão de quase 500 alunos do primeiro ao quarto ano sobre a metodologia e conteúdo do PBL (Problem Based Learning), que é uma metodologia que estimula a aprendizagem a partir de casos que simulam situações reais.
Foram analisadas as impressões e notas de 428 estudantes de 48 grupos de PBL da FACERES.
Os resultados revelaram que, em geral, os estudantes têm uma boa impressão sobre o processo e o ambiente de aprendizagem no PBL.
Também mostraram que, nas sessões de PBL, os estudantes que percebem a importância do conteúdo que estão estudando para a formação médica vão melhor nas provas, e isso foi muito evidente nos alunos do 3º e 4º anos.
O título da pesquisa é: “Perceptions about tutoring process and curriculum contents among PBL groups of medical students: does it impact on final grades?”
Boa sorte aos representantes da FACERES na Conferência Internacional de PBL (PBL2021), que será realizada em formato online entre os dias 17 e 19 de agosto, com sede na Dinamarca.