
Novos jalecos e novas histórias marcam o início do segundo semestre de 2025 na Faculdade de Medicina FACERES
Alunos, professores e colaboradores se reencontram para mais um ciclo de descobertas, conexões e aprendizado.
A Faculdade de Medicina FACERES deu início ao segundo semestre letivo de 2025 com momentos marcados não só pela chegada da 27ª turma, mas, também pelo reencontro de alunos de outras turmas, professores e colaboradores com o objetivo comum de formar médicos capacitados e comprometidos com a prática humanizada da medicina.










A semana de acolhimento dos novos estudantes inclui a apresentação da estrutura da faculdade, integração entre os alunos e professores, além de atividades que introduzem a rotina acadêmica. Um dos momentos mais simbólicos é a Cerimônia do Jaleco Branco, realizada no primeiro dia e acompanhada por familiares dos ingressantes. A cerimônia marca oficialmente o início da formação médica e destaca o compromisso dos alunos com a ética, a ciência e o cuidado com o paciente.
De acordo com o diretor da FACERES, Dr. Toufic Anbar Neto, a Cerimônia do Jaleco Branco simboliza a responsabilidade do estudante. “O discente terá contato direto com pacientes desde o início do curso — muitas vezes sem distinção entre estudante e profissional, por isso, é fundamental que o acadêmico tenha postura e se comporte como um médico desde o início da sua formação”, explica o diretor da FACERES, Dr. Toufic Anbar Neto.



Entre os novos acadêmicos da 27º turma está o maranhense Felipe Antonio Laranjeiras, de Imperatriz, que deixou seu estado para realizar o sonho de cursar Medicina. “Conheci São José do Rio Preto por meio de um casal de amigos, mas a escolha pela FACERES foi um verdadeiro chamado de Deus”, conta Felipe.
Ele se encantou com a proposta do curso, o foco nas aulas práticas e nas certificações que fortalecem o currículo. “As oportunidades de capacitação e as possibilidades de vivência internacional me chamaram muito a atenção. Pesquisei cada detalhe no site da faculdade antes de me inscrever e tenho certeza de que estou no lugar certo para me tornar o profissional que sempre sonhei ser”, conta.
Outro destaque é Marcelo Bruno Silveira, rio-pretense de 50 anos, que chega à medicina com uma trajetória acadêmica e profissional sólida e diversa. Formado em Direito, Zootecnia e Medicina Veterinária, ele trabalhou por mais de uma década em uma multinacional, mas sempre admirou a medicina. “Meu irmão é médico radiologista e sempre admirei o trabalho dele. Isso me inspirou a buscar essa nova graduação. Acredito que toda a bagagem das minhas formações anteriores vai me ajudar a enfrentar os desafios do curso”, diz.
Ao conhecer a FACERES, Marcelo diz ter ficado impressionado. “A qualidade, a estrutura e o acolhimento que encontrei aqui me deixaram muito feliz. É o começo de uma nova etapa que espero aproveitar ao máximo”, compartilha.





“A chegada de um novo semestre é sempre motivo de celebração. Recebemos nossos acadêmicos com entusiasmo, e estendemos esse acolhimento também aos pais, familiares, professores e colaboradores. É o momento de reafirmar nosso propósito: formar médicos humanizados, competentes e comprometidos com a sociedade”, reforça Dr. Toufic.

