Novembro Azul: faculdade de medicina FACERES promove ações de conscientização sobre a saúde masculina

Novembro Azul: faculdade de medicina FACERES promove ações de conscientização sobre a saúde masculina

Novembro Azul: faculdade de medicina FACERES promove ações de conscientização sobre a saúde masculina

O câncer de próstata é uma das principais causas de morte entre os homens no Brasil, tendo vitimado cerca de 17 mil brasileiros em 2023, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia. A prevenção é o caminho mais seguro para mudar esses números. Comprometidos com essa causa, alunos da 24ª turma da faculdade de medicina FACERES, por meio do Programa de Integração Comunitária (PIC), realizaram ações de conscientização sobre a importância da prevenção durante a Campanha Novembro Azul.

Os estudantes realizaram atividades em Unidades Básicas de Guapiaçu – SP. As ações incluíram palestras, distribuição de materiais informativos e orientações sobre os sinais e sintomas do câncer de próstata, além de reforçar a importância de exames preventivos.

A coordenadora do PIC, professora Fernanda Novelli Sanfelice, destacou a relevância das ações. “A conscientização é o primeiro passo para mudar os números alarmantes do câncer de próstata no Brasil. Ver nossos alunos atuando com compromisso e humanização é uma prova do impacto positivo que a educação e a promoção de saúde podem gerar na comunidade”, afirma Fernanda.

A enfermeira Wanessa Goulart, da ESF São Marcos, revelou os resultados da campanha no município: “Tivemos uma adesão expressiva no agendamento de consultas nas UBSs. Esse é um resultado muito otimista, pois, ao focar na prevenção, conseguimos identificar fatores de risco e oferecer tratamento em tempo hábil. Além disso, os alunos sempre tratam os pacientes com empatia e amor, o que faz toda a diferença”, comenta Wanessa.

A campanha Novembro Azul também foi tema de atividade de extensão durante a celebração do Dia de Finados no cemitério Jardim da Paz, em São José do Rio Preto – SP.

As ações da Campanha Novembro Azul reforçam a importância da prevenção e do diagnóstico precoce no combate ao câncer de próstata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *