Acadêmicos da faculdade de medicina FACERES apresentam relatos de experiência no 21º Fórum do Projeto Terapêutico Singular

Acadêmicos da faculdade de medicina FACERES apresentam relatos de experiência no 21º Fórum do Projeto Terapêutico Singular

Projeto é implementado pelos alunos da 22ª turma durante a 4ª etapa do curso de medicina

Alunos da 22ª turma do curso de medicina da FACERES apresentaram suas habilidades e conhecimentos em saúde durante o 21º Fórum do Projeto Terapêutico Singular (PTS). O evento, que tem como objetivo integrar ensino, pesquisa e assistência, contou com a apresentação de 10 relatos de experiências desenvolvidos pelos estudantes.

Durante a quarta etapa do curso de medicina, os alunos da FACERES têm a oportunidade de aplicar o Projeto Terapêutico Singular (PTS) em parceria com famílias de comunidades atendidas pelas Estratégias de Saúde da Família (ESFs).

Os relatos apresentados no fórum abordaram diversas temáticas relevantes para a prática médica, demonstrando a capacidade dos alunos em analisar situações complexas e propor soluções criativas.

Quatro avaliadores externos foram responsáveis por analisar os relatos, considerando tanto o conteúdo teórico dos resumos (relevância do estudo, justificativa científica, alinhamento entre conclusão e objetivo, escrita técnico-científica e contextualização com educação/formação) quanto a apresentação (domínio do tema, organização visual, coerência entre problema, objetivos, resultados e conclusão, além de postura e clareza).

A professora Fernanda Novelli Sanfelice, coordenadora do Programa de Integração Comunitária, destaca a importância do PTS para a formação médica, onde o principal objetivo é inserir precocemente os acadêmicos de medicina na Atenção Básica, permitindo-lhes desenvolver o PTS em colaboração com famílias da população adscrita às Estratégias de Saúde da Família (ESFs). A docente reforça que o Fórum faz parte do Programa de Saúde Mental do curso de medicina da FACERES.

“O PTS proporciona aos nossos alunos a oportunidade de vivenciar a prática médica de forma integral, desenvolvendo habilidades de comunicação, trabalho em equipe e resolução de problemas”, destaca Fernanda.

O 21º Fórum PTS reafirma o compromisso da FACERES em formar médicos generalistas competentes e comprometidos com a saúde da população. Ao final do evento, os cinco melhores relatos foram premiados, destacando a excelência das atividades realizadas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *