Livro sobre o Projeto Rondon: relatos e vivências da faculdade de medicina FACERES no Amapá
Obra recém-lançada é um testemunho dessa missão e um convite inspirador para futuras gerações de Rondonistas
Alunos e professores da faculdade de medicina FACERES, se uniram para redigir e lançar um livro que documenta a experiência dos Rondonistas da instituição de ensino durante a expedição ao Amapá. A obra, escrita por acadêmicos, sob a coordenação do corpo docente e com o apoio da direção da instituição, oferece uma rica coleção de relatos, explicações e fotografias que ilustram a interação e o impacto do Projeto Rondon na vida de seus participantes e na sociedade.
Os relatos presentes no exemplar capturam a essência da expedição ao Amapá, destacando como o Projeto Rondon não apenas promoveu a integração social e cultural entre os universitários e as comunidades locais, mas também contribuiu significativamente para o desenvolvimento sustentável dessas áreas. Ainda revela o compromisso ético e profissional dos Rondonistas, pré-selecionados pelas Instituições de Ensino Superior, que se dedicaram a transformar a realidade das comunidades carentes através de ações de saúde e educação.
A iniciativa de criar o livro surgiu após a viagem, quando os Rondonistas se reuniram com o Centro Acadêmico e o diretor da FACERES e decidiram eternizar suas vivências em uma obra que pudesse inspirar outras pessoas e fomentar o debate cultural. Durante dez meses, eles trabalharam na confecção do material, mesclando textos e fotos que capturam a essência da expedição na região norte do Brasil.
Paola Gageiro Pinto Russo, estudante de medicina da 14ª turma, participou do Projeto Rondon e explica que eternizar essa vivência única com fotos tiradas durante os dias, relatos de pessoas que incrementaram a jornada e mostrar todo o trabalho desempenhado por meses era algo que precisava ser feito. “Sendo a primeira expedição na FACERES, é uma forma de motivar outros alunos a participarem e contribuírem foi minha maior inspiração,” afirma Paola.
A estudante de medicina da FACERES descreve sua experiência como um misto de todas as emoções. “Tivemos encontros com os mais diversos costumes, vivemos adversidades com falta de água e luz em alguns dias, trocamos as palavras mais sinceras com pessoas que tínhamos acabado de conhecer, experimentamos a vida como um habitante local e obtivemos a melhor recepção, chamando nossa estadia em uma escola municipal de ‘casa’ todos os dias que voltávamos das oficinas,” compartilha.
Os participantes devem seguir rigorosos pré-requisitos que asseguram a qualidade e a responsabilidade das operações. Esses critérios, detalhados no livro, refletem o compromisso dos Rondonistas com a ética e a responsabilidade social.
Disponibilidade e futuro do Projeto
O livro está disponível em formato impresso e digital e visa alcançar um público que inclui a comunidade acadêmica, colaboradores, professores e estudantes da FACERES, além de qualquer pessoa interessada no universo extensionista.
O Projeto Rondon segue como um incentivo para o desenvolvimento sustentável, integração social e cultural, e a formação de um senso profundo de responsabilidade social e cidadania nos estudantes.
Acesse aqui: https://faceres.com.br/wp-content/uploads/2014/01/E-book-Faceres-Rondon-2-.pdf
Autores:
Natália Martins de Aguiar
Paola Gageiro Pinto Russo
José Francisco Estrada Constantino
Paulo Alexandre Rodrigues Rocha
Marina Miura Wagner Abdo Wanderley
Coautores:
Luciana Ventura Tauyr
Silvio de Melo Scandiuzzi
Pedro Henrique Correia Vilela
Coordenadoras do Projeto:
Luciana Vera Crepaldi
Vanessa Belentani Marques
Coordenadora Geral:
Patrícia Maluf Cury
Diretor:
Toufic Anbar Neto