"Laço Lorena" - Unindo forças pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama no Outubro Rosa

“Laço Lorena” – Unindo forças pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama no Outubro Rosa

“Laço Lorena” – Unindo forças pela prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama no Outubro Rosa

Evento, de 23 a 27 de outubro, leva nome de aluna da FACERES que está em tratamento

O mês de outubro é tradicionalmente conhecido como Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, e é uma oportunidade importante para informar todos os públicos sobre a prevenção e o diagnóstico precoce dessa doença.

Uma parceria firmada entre o Comitê IFMSA BRAZIL, o Coletivo Frida Khalo, a Turma XII de Medicina e a Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos e de Oncologia, todos da faculdade de medicina FACERES, resultou em um evento denominado “Laço Lorena” uma iniciativa que visa fortalecer ações relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama.

O objetivo principal é conscientizar a sociedade sobre as possibilidades de cura dessa doença, tanto dentro como fora do ambiente acadêmico. O evento foi concebido como uma resposta à necessidade premente de informar o público sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, uma condição que pode afetar qualquer mulher.

Carolina de Marqui, presidente do Coletivo Frida Khalo, e aluna da turma 20 é idealizadora do evento e conta que além de palestras, uma exposição fotográfica irá reforçar a campanha com imagens que retratam as histórias inspiradoras de mulheres que superaram o câncer de mama com coragem, força, determinação e bom humor.

“Uma exposição fotográfica capturadas pelo fotógrafo Alysson Oliveira, intitulada “Os Quatro Elementos,” de autoria do grupo “12 Guerreiras, ficará no hall de entrada da faculdade, de 23 a 27 de outubro.

Para a acadêmica Lorena Silvestre Gabioli, foi uma grata surpresa ter seu nome em um evento tão importante. “Fiquei muito emocionada por terem lembrado de mim nesse momento. Meu tratamento começou em julho. Tenho quimios até novembro, depois cirurgia e radio. Estou confiante!”

A exposição estará aberta ao público mediante inscrição prévia.

Para o IFMSA BRAZIL FACERES, essa iniciativa está alinhada com o eixo de atuação no SCORP – Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher. “O evento busca disseminar informações corretas e seguras, com o potencial de salvar vidas por meio do diagnóstico precoce do câncer de mama”, explica Luciana Ventura, acadêmica da turma 17 e Presidente da IFMSA BRAZIL FACERES.

“O evento inclui palestras e homenagens a alunas e egressas que, enquanto buscam a realização do sonho de se tornarem médicas, enfrentam o desafio do câncer de mama.

Será um momento especial para todos aqueles que desejam aprender mais, discutir e refletir sobre os desafios associados ao câncer de mama, tanto do ponto de vista médico quanto humanitário. Essa é uma oportunidade para fortalecer ainda mais os laços de apoio à causa”, explica Carolina de Marqui.

Para Marcela Rodrigues da Cunha Alvarenga, aluna da turma XII, a iniciativa é uma oportunidade fornecer voz àqueles que em algum momento sentiram que seu poder de decisão foi arrancado de suas mãos. “Nosso propósito é mostrar uma outra perspectiva, por meio de pessoas que têm o conhecimento médico e a experiência da doença. O que nos deixa mais felizes é ver como algumas pessoas conseguem transformar esses momentos difíceis em oportunidades. Oportunidade de ensinar, sensibilizar e ser exemplo. A Lorena é personificação disso. É encantador ver a sua disposição de compartilhar suas dificuldades às redes sociais e de brilhar em um momento tão delicado”, completa a estudante.

Inscrições para exposição fotográfica: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdWkGj9zZiEjWrPyRvYCEWQ4e3ZTim4DPzuIz2rsg-Do33iBg/viewform

Programação:

23 a 27 – Exposição fotográfica “As 12 guerreiras” – Hall de entrada da faculdade

23/10 – 18h30 – Abertura com depoimento da aluna Lorena Silvestre Gabioli – Auditório

24/10 – 18:30 – Aula LAONCO cirurgia oncológica Dr. Mateus Colturato -Sala 1

25/10 – 11h40 – Bate papo prof. Dr. Gabriel Dumbra – Auditório

26/10 – 18h – Bate papo com egressa Carina Carla Rodrigues – Auditório

27/10 – 11h30 – Palestra sobre valorização da vida no mês do Outubro Rosa com Francisco Garcia, coordenador do CVV – Auditório

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *