Faculdade de medicina FACERES têm trabalhos premiados no IV Congresso Acadêmico de Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto
Estudos são de autoria de docentes e discentes da instituição
Reconhecimento evidencia valor da prática e da pesquisa no processo de formação médica da instituição
Dois trabalhos científicos de autoria de alunos e professores da FACERES foram premiados no IV Congresso Acadêmico de Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. O evento, que reuniu estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde, foi um espaço de discussão sobre os avanços científicos e de promoção da troca de conhecimentos em diversas áreas da medicina.
Com o tema: “A EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DO PRIMEIRO ANO DE MEDICINA NA LIGA DE HUMANIZAÇÃO”, de autoria de Julia Torres Margioti e Carolina De Marqui Milani, sob orientação da Profa. Dra. Patrícia Cury, o estudo alcançou o 2º lugar na modalidade de relatos de experiência, com enfoque nas atividades da Liga Acadêmica de Humanização da FACERES em instituições de longa permanência, casas de repouso e hospitais, atuando como palhaços hospitalares.
Segundo Julia Torres Margioti, a experiência foi valiosa não apenas pela produção científica, mas também pela divulgação das ações da Liga Acadêmica de Humanização. “É a valorização da formação de médicos que prezam pela qualidade e a humanização no atendimento”, afirma.
A professora Dra. Patrícia Cury reforçou a importância da humanização na medicina, especialmente em um cenário onde a tecnologia e a inteligência artificial estão cada vez mais presentes. “Precisamos formar médicos que saibam usar a tecnologia como uma ferramenta, mas que nunca percam de vista o essencial: a conexão humana e o compromisso com o bem-estar integral do paciente”, relata.
Carolina de Marqui Milani, aluna de medicina da FACERES e autora de um dos trabalhos premiados, também apresentou um segundo estudo no Congresso, abordando a experiência de acadêmicos com familiares de pacientes diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista. Ela ressalta que participar de um evento científico, especialmente com uma apresentação oral, é uma oportunidade única de compartilhar conhecimento e vivenciar uma experiência profundamente enriquecedora.
Outro trabalho premiado foi “CRUZANDO FRONTEIRAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE INTERCÂMBIO CLÍNICO-CIRÚRGICO NA TURQUIA”, de autoria de Mel Garcia Piatti, orientado pela Profa. Ma. Fernanda Novelli Sanfelice.
Mel relatou sua experiência em um intercâmbio na Turquia, destacando a importância dessa vivência para seu desenvolvimento acadêmico e profissional. “Participei ativamente de intervenções cirúrgicas e discussões clínicas, com foco em procedimentos torácicos e cardiovasculares. Além disso, a experiência incluiu uma imersão cultural e o aprendizado de novos idiomas. A modalidade de apresentação foi um relato de experiência, onde compartilhei minhas vivências e aprendizagens ao longo dessa jornada”, explica a discente.
Orientadora do estudo premiado, professora Fernanda Novelli Sanfelice, destacou a importância da conquista. “Orientar um trabalho com tal destaque prova que estamos no caminho certo. Me sinto feliz e muito orgulhosa em ver brilhantismo e profissionalismo de nossas futuras médicas em um importante evento científico”, comemora Fernanda.
O IV Congresso Acadêmico de Ciências da Saúde teve como tema-base o papel central do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, focando também no cuidado ou descuido de algumas populações e na formação generalista em saúde.
Outros estudos científicos da FACERES também foram apresentados na modalidade oral, sendo eles:
“ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO CARDIOVASCULAR DE ACIDENTES COM DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO ARTERIAL ATENDIDOS EM ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA” – Camilly Zeitune Pedro, orientada pela Profa. Ma. Fernanda Novelli Sanfelice.
“NEGLIGÊNCIAS DURANTE A GESTAÇÃO E PUERPÉRIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DURANTE APLICAÇÃO DE PLANO TERAPÊUTICO DE ACADÊMICOS DE MEDICINA” – Beatriz Junqueira Silva Leite, orientada pela Profa. Ma. Renata Prado Bereta Vilela.
As experiências compartilhadas pelas discentes da faculdade de medicina FACERES no IV Congresso Acadêmico de Ciências da Saúde evidenciam o valor da prática e da pesquisa no processo de formação médica.
Aluna da 21ª turma do curso de medicina FACERES, Camilly Zeitune Pedro destacou a importância do trabalho em Estratégia de Saúde da Família (ESF) para o desenvolvimento do raciocínio clínico-epidemiológico, essencial para melhorar o prognóstico dos pacientes com condições como Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial. “A atividade foi importante para aperfeiçoarmos o raciocínio clínico-epidemiológico, além de enxergar ações futuras para melhorar o prognóstico desses pacientes, como, por exemplo, atividades extensionais”, diz Camilly.
Já Beatriz Junqueira Silva Leite enfatizou em sua apresentação, a relevância de entender os direitos das crianças e identificar negligências pediátricas. “O meu trabalho relatou a experiência de uma acadêmica de medicina durante a aplicação de um plano terapêutico para uma puérpera que praticava negligências com o neonato e com sua própria saúde”, explica Beatriz que reforça a importância em participar de eventos científicos. “É uma forma de ampliar o conhecimento de diversas áreas da saúde e discussão de casos, além da importância para o currículo, pontuando para residência médica”, afirma a estudante.