Faculdade de Medicina FACERES realiza simulado de evacuação e reforça segurança em situações de emergência

Faculdade de Medicina FACERES realiza simulado de evacuação e reforça segurança em situações de emergência

Faculdade de Medicina FACERES realiza simulado de evacuação e reforça segurança em situações de emergência

Atividade reforçou o preparo de alunos e colaboradores durante situações de emergência e avaliou a atuação das brigadas de incêndio da instituição.

A Faculdade de Medicina FACERES promoveu, no dia 28 de agosto de 2025, um simulado de evacuação da edificação em situações de emergência. A atividade envolveu alunos e colaboradores, que participaram de exercícios tanto no pavimento inferior quanto no superior do prédio da instituição.

O objetivo do treinamento foi capacitar a comunidade acadêmica e técnico-administrativa, garantindo que todos saibam agir rapidamente em caso de incêndios ou outras emergências. A ação segue a Lei nº 11.350, de 4 de julho de 2013, que exige que escolas e universidades realizem treinamentos de prevenção e combate a incêndio.

A atividade foi conduzida pelo engenheiro civil e técnico em segurança do trabalho, Enio Ribeiro Di Berardo, que destacou a importância da ação.

“O treinamento incluiu a evacuação completa do prédio, que durou 3 minutos e 9 segundos, e testes práticos com extintores e hidrantes. A simulação contou com pontos estratégicos que permitiram avaliar o conhecimento de cada brigadista e a rapidez na resposta a incêndios simulados”, conta o especialista.

Participaram cerca de 350 alunos e 80 colaboradores. Durante o exercício, foram realizadas simulações externas com tambores contendo produtos inflamáveis e uma fogueira controlada, permitindo que os brigadistas aplicassem os procedimentos corretos de combate ao fogo. A ação também avaliou a organização das equipes, incluindo Brigada Extintor, Brigada Hidrante, Evacuação Térreo, Evacuação Piso Superior e Evacuação 2ª Edificação. “O objetivo é garantir que todos saibam como agir rapidamente em casos de emergência, reduzindo riscos e aumentando a segurança da comunidade acadêmica. Estamos sempre trabalhando para aprimorar nossos protocolos de evacuação”, afirma Enio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *