
Faculdade de Medicina FACERES realiza 2º Fórum Internacional de Divulgação Científica em Saúde e destaca inovação, ética e impacto social na formação médica
Evento reuniu estudantes, professores e avaliadores para discutir pesquisa, tecnologia e divulgação científica na saúde.
O 2º Fórum Internacional de Divulgação Científica em Saúde da FACERES, realizado em novembro de 2025, reforçou a importância da pesquisa como eixo central na formação médica e consolidou o evento como um espaço de integração entre estudantes, docentes e especialistas comprometidos com o avanço da ciência em saúde. A segunda edição marca a continuidade do antigo Fórum de Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica, que por mais de duas décadas estimulou a investigação acadêmica na instituição, agora ampliado com foco em internacionalização e na disseminação responsável do conhecimento.
A coordenadora da disciplina de Pesquisa da FACERES, Profa. Dra. Talita Valentino, explica que a reformulação acompanha a evolução natural do projeto. “Essa reformulação marca a continuidade de um evento já consolidado na comunidade acadêmica”, afirma. “O foco agora é ampliar a internacionalização do Fórum, direcionando o olhar para parcerias globais e debates que atravessam diversas áreas da saúde.”
Segundo ela, o objetivo central permanece o mesmo: estimular o pensamento crítico, a leitura científica e a ética na produção de conhecimento desde os primeiros anos da graduação. “Nós trabalhamos a leitura de artigos para desenvolver o pensamento crítico e, nesta edição, todo o conteúdo foi voltado para a educação médica, metodologias de ensino, inovações e o uso de tecnologias como a inteligência artificial”, explica.
Dentre as atividades, estudantes da 26ª turma (Etapa 2) produziram videocasts para popularização científica e apresentaram artigos em formato de Journal Club, avaliados por professores convidados. Um deles, o Prof. Dr. Fulvio Bergamo Trevizan, destaca o progresso na maturidade dos participantes. “A gente percebe um avanço claro na qualidade das pesquisas apresentadas. Mesmo sendo o primeiro contato deles com a ciência, já demonstram uma mudança de mentalidade que pode impactar na prática clínica futura. A FACERES tem se comprometido com a formação baseada em evidências, e isso fica evidente nesse evento”, avalia.
Para os estudantes, o Fórum representa um espaço de aprendizado técnico, mas também de comunicação, expressão e aproximação com a comunidade. A aluna Luana Muniz Levi, da 26ª turma, avalia que o formato de videocast ampliou o alcance das informações. “É uma forma ampla de levar conhecimento para a população e, ao mesmo tempo, um modelo mais tranquilo de avaliação para nós. Muitas pessoas não sabem acessar artigos científicos, então no videocast conseguimos traduzir esse conteúdo e aproximá-lo do público”, conta.








A estudante Lara Gabrielle de Carvalho, também da 26ª turma, reforça a importância de trabalhar temas atuais como inteligência artificial na educação médica. “Estamos apresentando como a IA vem influenciando a medicina e transformando os métodos de estudo. No videocast falamos com a população, e no Journal Club exercitamos a apresentação científica, como acontece em congressos”, explica. Para ela, a avaliação dos professores tem papel central na formação. “Esse treino prepara a gente para eventos maiores, para a residência e para a vida científica. É um momento único na formação acadêmica”, afirma.
Dentro da mesma temática, o evento também contou com a apresentação de pôsteres dos alunos da 25ª turma (Etapa 3), na modalidade Projeto de Pesquisa Original, que foram desenvolvidos ao longo da disciplina de Habilidades de Pesquisa Científica.
O encontro reforça a pesquisa como instrumento de transformação social e como base para uma medicina mais inovadora, colaborativa e conectada às demandas contemporâneas.
O Fórum contou com a participação das Professoras Dra. Talita Caroline de Oliveira Valentino e Dra. Fabiana de Campos Gomes responsáveis pela orientação da apresentação dos trabalhos e elaboração dos projetos de pesquisa; dos avaliadores responsáveis pela análise e discussão dos trabalhos apresentados Dra. Aline Sanches Pereira, Dra. Fábio Aparecido Borghi, Dr. Fulvio Bergamo Trevizan, Dra. Norma Barbosa Novaes Marques, Esp. Sandra Maria Lucatto Lobato e Dra. Tamara Veiga Faria; e do apoio técnico dos funcionários do departamento de pesquisa.



Trabalhos premiados:
JORNAL CLUB
1º Lugar: “Evaluating the effectiveness of a single-day simulation-based program in psychiatry for medical students: a controlled study”
DOI: 10.1186/s12909-021-02708-6
Alunos: Lara Gabrielle de Carvalho, Mayra Lizbeth Lasso Garcia, Júlia Novelli Sanfelice, Luma Gasque, Ariane Dardani, Maria Eduarda Caldeira Alves de Oliveira, Rian Carlos Vaccarin, Sara Sant’Ana Leite, Amália Fávero, Manuela Pedroso, Marcela Ferrari, Mariana Markowski, Guimarães e Pietra Cezarette
2º Lugar: “AI-generated questions for urological competency assessment: a prospective educational study”
DOI: 10.1186/s12909-025-07202-x
Alunos: Jorci Barbosa da Silveira Neto, Ana Luiza Lozano Silveira, Ana Emanuely Valério Nesi, André Marciano Neto, Marina Gabriel Jacomini, Isabelle Rondini de Caires, João Victor Moimaz Urbano de Oliveira, Fernando Monteiro de Mello Fernandes, Eduardo Mesquita Antoniassi, Lucas Figueiredo Sassaki, João Cardoso Carreira, Pedro Magri e Gabriel Furtado de Almeida
3º Lugar: “Perspectives on virtual interviews and emerging technologies integration in family medicine residency programs: a cross-sectional survey study”
DOI: 10.1186/s12909-024-05874-5
Alunos: Cássio Wilians Bernardo Soares Andrioti, Victor Clemente Celeri, Francisco Bardela Tamura, Ana Beatriz de Souza Izidoro, Heloisa Polizelli Cardoso, Luana Pagioro Scarpassa, Alicia Lustre Chiqueto, Maria Eduarda Ferrari Donofre, João Pedro Pivotto, Maria Laura Gondo Gino, Sophia Rocha de Oliveira e Giulia Orlandi Pitoscia
PROJETO DE EPSQUISA ORIGINAL
1º Lugar: “INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E EDUCAÇÃO MÉDICA: UMA ANÁLISE SOBRE A PERCEPÇÃO E NÍVEL DE CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE MEDICINA SOBRE O USO E APLICABILIDADE NAS ATIVIDADES ACADÊMICAS”
Alunos: Fernanda Barbalho Mota, Geovanna Batista Reges Valente, Nátali Novelli da Silva, Pietra Bononi Mazzer, Vanielle Aparecida Menegaldo e Vinícius Calixto da Silva
2º Lugar: “USO DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL POR ESTUDANTES DE MEDICINA QUANTO À ÉTICA E À INTERPRETABILIDADE: UM ESTUDO OBSERVACIONAL TRANSVERSAL”
Alunos: Ana Beatriz Poli Fusco, Giselle Gomes Marinho, Jonatas Gonçalves, Mariana Alves Teixeira, Mariana Júlia Quilles e Stella Cunha Leal
3º Lugar: “GAMIFICAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PARA MEMORIZAÇÃO DE SINAIS CLÍNICOS DE DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSÍVEIS”
Alunos: Giulia Minari Recco, Manuela de Oliveira Terres, Maria Luiza Medeiros Niederauer, Marina Moreno de Lima, Sophia Ferreira Freitas Mariano, Tiago Peixoto Coinete


