Faculdade de medicina FACERES realiza 1ª Conferência do SUS: Humanização nos serviços de saúde

Faculdade de medicina FACERES realiza 1ª Conferência do SUS: Humanização nos serviços de saúde

Evento marca importante debate sobre a humanização na saúde, contribuindo para a formação dos futuros médicos e a melhoria dos serviços prestados à comunidade

A faculdade de medicina FACERES foi palco da “1ª Conferência do SUS: Humanização nos serviços de saúde”. O evento, desenvolvido pelos professores do eixo Programa de Integração Comunitária (PIC), foi realizado no auditório da faculdade e reuniu alunos da 24ª turma de medicina FACERES, profissionais dos serviços de saúde e convidados.

 

O objetivo da conferência é promover uma reflexão profunda sobre a humanização nos diversos serviços de saúde, um tema de crescente relevância para instituições que visam aprimorar o atendimento aos pacientes. A humanização na saúde é uma pauta recorrente entre instituições de saúde que buscam integrar empatia, honestidade e paciência no atendimento, considerando não apenas a saúde física, mas também o bem-estar psicológico dos pacientes. Implementada desde 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) visa incorporar os princípios do SUS nas práticas diárias de atenção e gestão, promovendo a qualificação da saúde pública no Brasil e incentivando a colaboração entre gestores, trabalhadores e usuários.

A PNH é essencial para fomentar a valorização e autonomia dos usuários, trabalhadores e gestores no processo de produção de saúde. Ela promove a criação de vínculos solidários e a participação coletiva, visando transformar a realidade e melhorar a organização do trabalho nos serviços de saúde. A humanização envolve também a superação de práticas desumanizadoras e o incentivo à corresponsabilidade e à comunicação eficaz entre todos os envolvidos.

No evento, foi realizada uma roda de conversa com a participação de um membro do HumanizaSUS, proporcionando um espaço para troca de experiências e ideias.

Esta conferência está em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais, que buscam formar profissionais críticos, reflexivos e humanistas.

A 1ª Conferência do SUS: Humanização nos serviços de saúde, vinculada ao Programa de Extensão Humaniza FACERES, marca o início de um importante debate sobre a humanização na saúde, contribuindo para a formação dos futuros médicos e a melhoria dos serviços prestados à comunidade.

 

Lançamento de livro

Durante a Conferência foi lançado o livro “Principais doenças e serviços prestados na atenção primária em saúde”.

O livro, de autoria de acadêmicos da faculdade de Medicina FACERES, surgiu da ideia do diretivo da Liga Acadêmica de Atenção Primária e Educação em Saúde da FACERES em conjunto com a orientadora e professora Fernanda Novelli Sanfelice.

Segundo a professora, o livro é voltado à atenção primária a saúde, uma ferramenta indispensável para acadêmicos da área da saúde, especialmente para a formação do médico generalista, fornecendo uma base sólida de conhecimentos e habilidades necessárias para a prática médica geral e prepara os estudantes para enfrentar os desafios de saúde da população com competência e sensibilidade.

“Um livro sobre atenção primária fortalece a capacidade dos profissionais e estudantes da área da saúde em fornecer cuidados contínuos e integrados, reduzindo a sobrecarga dos serviços de saúde secundários e terciários e melhorando a qualidade de vida das populações atendidas”, explica Fernanda.

A professora destaca ainda que a atenção primária é a principal porta de entrada para o sistema de saúde e um componente importante das políticas de saúde pública. Os leitores ganham uma compreensão de como os sistemas de saúde funcionam e o papel das políticas públicas na saúde da população.

Autores do livro:

Ana Clara Nehme Almeida

Giuliana Saurin Sanfelice André

Fernanda Aparecida Novelli Sanfelice

Kauana Verginia Prevital

Laura Pedrozo de Lima

Luiz Eduardo Silva Mendes

Marcia Regina Prates Sinhorini Ghidoni

Mariana Lara Andrela

Nathália Jordão Penitente

Rafaella Gomes de Oliveira 

 

Organizadores do livro:

Fernanda Aparecida Novelli Sanfelice

Coordenadora de Extensão da Faceres/ Coordenadora e professora do Programa de Integração Comunitária do curso de Medicina da FACERES

 

Kauana Verginia Prevital

Presidente da Liga Acadêmica de Atenção Primária e Educação em Saúde da FACERES (LAAPES). Acadêmica do Curso de Medicina na Faculdade Ceres (FACERES).

 

Nathália Jordão Penitente

Vice-presidente da Liga Acadêmica de Atenção Primária e Educação em Saúde da Faceres (LAAPES). Acadêmica do Curso de Medicina na Faculdade Ceres (FACERES)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *