Acadêmicos de medicina da 21ª Turma da FACERES apresentam relatos de experiência em Fórum de Saúde

Acadêmicos de medicina da 21ª Turma da FACERES apresentam relatos de experiência em Fórum de Saúde

O projeto é implementado pelos acadêmicos durante a quarta etapa do curso de medicina

Os acadêmicos de medicina da 21ª turma da FACERES apresentaram dez relatos de experiência sobre a realização do Projeto Terapêutico Singular (PTS) durante as atividades do Programa de Integração Comunitária (PIC). O 20º Fórum PTS, visa divulgar a importância e os resultados desta ferramenta essencial para o cuidado integral e humanizado na saúde.

A professora e coordenadora, Fernanda Novelli Sanfelice, explica que o Programa de Integração Comunitária é um eixo teórico-prático de saúde coletiva que tem como objetivo inserir precocemente o acadêmico de medicina na Atenção Básica. “Durante a quarta etapa do curso de medicina da FACERES, os estudantes desenvolvem o PTS com famílias da população adscrita na área de abrangência das Estratégias de Saúde da Família (ESFs)”.

O Projeto Terapêutico Singular é um conjunto de propostas terapêuticas personalizadas, desenvolvidas por uma equipe interdisciplinar com o possível apoio matricial, voltadas para o cuidado de indivíduos, famílias ou grupos. Este projeto é implementado pelos discentes durante a quarta etapa do curso de medicina da FACERES, em colaboração com as Equipes de Saúde da Família (ESFs) do município de Guapiaçu – SP, promovendo a inserção precoce dos estudantes na Atenção Básica.

                               

                             

O 20º Fórum PTS, inserido na Trilha de Curricularização de Saúde Mental do Curso de Medicina da FACERES, destaca-se como um evento importante para a formação médica e a saúde pública. Durante o Fórum, os relatos de experiência foram avaliados por quatro avaliadores externos, que analisaram tanto o conteúdo teórico quanto a apresentação dos trabalhos.

                            

Os critérios de avaliação incluem a relevância do estudo, a justificativa científica dos resultados, a coerência entre a conclusão e os objetivos propostos, a qualidade técnico-científica da escrita, o conhecimento e domínio do estudo pelos apresentadores, e a estética e postura das apresentações.

Trabalhos premiados:

1- A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO CLÍNICO CENTRADO NA PESSOA DURANTE A APLICAÇÃO DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Camilly Zeitune Pedro, Gabriela Barcelos da Cunha, Gabriela Cardoso Rocha, Haliagmar Jemile Berto, Maria Luiza da Costa Ferreira, Mariana Costa Bispo, Nathalia Jordão, Fernanda Novelli Sanfelice.

2- PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR PARA PUÉRPERA EM LUTO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ACADÊMICOS DE MEDICINA

Kaykhe Florida Mikhail, Beatriz Junqueira Silva Leite, Ana Carolina Junqueira Vilela, Ana Laura Tahan Martins, Camila Dos Santos Paula, Luiz Eduardo Silva Mendes, Renata Prado Bereta Vilela.

3- VULNERABILIDADE SOCIAL, MOBILIDADE REDUZIDA E DEBILIDADE EMOCIONAL EM IDOSOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Priscilla Martins Hernandes Santos, Any de Castro Ruiz Marques, Kauana Verginia Prevital, Ana Karla Esteves Pereira, Mariana Chaveiro da Silva, Victoria Basso Camargo, Ana Laura Tavares Pereira, Karina Rumi de Moura Santoliquido.

4- ELABORAÇÃO DE PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR EM PACIENTES COM TRANSTORNO DE ESTRESSE PÓS-TRAUMÁTICO E DEPRESSÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Gabriela Costa de Paula Neto, Ana Clara Nehme Almeida, Gabriela Lumi kawakami Rego, Isabella Possoni de Haro, Léa Carolina C. Rodrigues.

5- A INFLUÊNCIA DE UM PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR NA EVOLUÇÃO CLÍNICA DE UMA PACIENTE DIABÉTICA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Clara Moura Costaridis Diavolemenos, Juliana Bento Gonçalves, Glauber Menezes Lopim.

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