
Faculdade de Medicina FACERES promove 1º Fórum Internacional de Divulgação Científica em Saúde
Evento marca nova fase de um encontro já consolidado na comunidade acadêmica.
A Faculdade de Medicina FACERES deu um passo importante em sua trajetória acadêmica com a realização do 1º Fórum Internacional de Divulgação Científica em Saúde, que representa a evolução de um evento tradicional: o antigo Fórum de Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica, realizado com sucesso por 20 edições.
Em um formato ampliado e com foco na projeção internacional, o evento ganha novo nome e reafirma seu compromisso com a ética em pesquisa, a excelência metodológica e a formação crítica de novos pesquisadores. “O Fórum mantém suas raízes, mas abre portas para o mundo, promovendo um diálogo mais amplo e global sobre os desafios da ciência na área da saúde”, explica a coordenadora programa de Internacionalização FACERES e do Comitê de Ética em Pesquisas – CEP Acreditado Dra. Tamara Veiga.





Além de apresentar trabalhos científicos, o evento propõe reflexões sobre produção, divulgação e responsabilidade científica, em um ambiente voltado para o debate, o aprendizado e a construção coletiva do conhecimento.
Entre os destaques da programação, a Professora Irma da Silva Brito, Coordenadora do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitária e da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra, e membro do Comitê Executivo do ICPHR, abordou a interdisciplinaridade na construção de parcerias sociais, destacando o papel transformador da ciência quando conectada às realidades e demandas das comunidades.
Já o professor Diogo Pais, Diretor do Departamento de Anatomia, Coordenador do Gabinete de Doação e Presidente da Comissão de Ética (CEFCM), trouxe importantes contribuições sobre o futuro da educação médica ao apresentar a palestra “Inovações no Ensino da Anatomia: Desafios e Perspectivas para a Formação Médica”, evidenciando como novas abordagens pedagógicas e tecnológicas podem impactar positivamente a formação de futuros profissionais da saúde.