Faculdade de Medicina FACERES promove 1º Fórum Internacional de Divulgação Científica em Saúde

Faculdade de Medicina FACERES promove 1º Fórum Internacional de Divulgação Científica em Saúde

Faculdade de Medicina FACERES promove 1º Fórum Internacional de Divulgação Científica em Saúde

Evento marca nova fase de um encontro já consolidado na comunidade acadêmica.

A Faculdade de Medicina FACERES deu um passo importante em sua trajetória acadêmica com a realização do 1º Fórum Internacional de Divulgação Científica em Saúde, que representa a evolução de um evento tradicional: o antigo Fórum de Projetos de Pesquisa e Iniciação Científica, realizado com sucesso por 20 edições.

Em um formato ampliado e com foco na projeção internacional, o evento ganha novo nome e reafirma seu compromisso com a ética em pesquisa, a excelência metodológica e a formação crítica de novos pesquisadores. “O Fórum mantém suas raízes, mas abre portas para o mundo, promovendo um diálogo mais amplo e global sobre os desafios da ciência na área da saúde”, explica a coordenadora programa de Internacionalização FACERES e do Comitê de Ética em Pesquisas – CEP Acreditado Dra. Tamara Veiga.

Além de apresentar trabalhos científicos, o evento propõe reflexões sobre produção, divulgação e responsabilidade científica, em um ambiente voltado para o debate, o aprendizado e a construção coletiva do conhecimento.

Entre os destaques da programação, a Professora Irma da Silva Brito, Coordenadora do Departamento de Enfermagem de Saúde Pública, Familiar e Comunitária e da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Coimbra, e membro do Comitê Executivo do ICPHR, abordou a interdisciplinaridade na construção de parcerias sociais, destacando o papel transformador da ciência quando conectada às realidades e demandas das comunidades.

Já o professor Diogo Pais, Diretor do Departamento de Anatomia, Coordenador do Gabinete de Doação e Presidente da Comissão de Ética (CEFCM), trouxe importantes contribuições sobre o futuro da educação médica ao apresentar a palestra “Inovações no Ensino da Anatomia: Desafios e Perspectivas para a Formação Médica”, evidenciando como novas abordagens pedagógicas e tecnológicas podem impactar positivamente a formação de futuros profissionais da saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *