22º Fórum Projeto Terapêutico Singular reforça cuidado humanizado e integração comunitária

22º Fórum Projeto Terapêutico Singular reforça cuidado humanizado e integração comunitária

22º Fórum Projeto Terapêutico Singular reforça cuidado humanizado e integração comunitária

O 22º Fórum do Projeto Terapêutico Singular (PTS), promovido pelos acadêmicos da Turma 23 da Faculdade de Medicina FACERES foi realizado no último dia 20 de maio.

O evento, que integra o Programa de Integração Comunitária (PIC), contou com a apresentação de 10 relatos de experiência, distribuídos em duas salas simultâneas.

O Fórum é parte integrante do Programa de Integração Comunitária (PIC), eixo teórico-prático de saúde coletiva que visa inserir precocemente o estudante de medicina na Atenção Básica de Saúde, por meio de experiências práticas junto às comunidades atendidas pelas Estratégias de Saúde da Família (ESFs).

Durante a quarta etapa do curso, os alunos desenvolvem o PTS com famílias da população adscrita às ESFs, aplicando uma metodologia que valoriza o cuidado integral, humanizado e interdisciplinar. O Projeto Terapêutico Singular é construído coletivamente, com apoio das equipes de saúde e, quando necessário, com suporte matricial, visando atender às reais necessidades de cada paciente de forma personalizada.

Nesta edição, os trabalhos foram avaliados por quatro especialistas externos, que analisaram critérios técnicos e científicos como a relevância do estudo, clareza dos objetivos, adequação dos resultados e qualidade da escrita acadêmica. Também foram considerados aspectos da apresentação, como domínio do conteúdo, postura e contextualização dos casos com a formação médica.

Os cinco melhores relatos de experiência foram premiados, destacando-se pelo aprofundamento teórico e pela sensibilidade no olhar para as demandas das famílias atendidas, evidenciando o compromisso dos futuros médicos com a prática humanizada.

O Fórum do PTS também está inserido no escopo do Programa de Saúde Mental do curso de Medicina da FACERES, reafirmando o compromisso da instituição com a formação de profissionais mais empáticos, éticos, conscientes de seu papel social e preparados para atuar de forma integrada junto às comunidades.

RELATOS DE EXPERIÊNCIA PREMIADOS FORAM:

PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR: ENFRENTAMENTO DA SOLIDÃO NO TRATAMENTO DO CÂNCER GÁSTRICO

Sara Leme Finoti¹, Maria Eduarda Manzieri Chiarato, Natália Ferreira Santana, Paula Fernanda Milani Madureira, Fernanda A. Novelli Sanfelice.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: IMPLEMENTAÇÃO DO PROJETO TERAPÊUTICO SINGULAR NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

Mellina de Paula Silva¹, Ana Carolina Gavioli¹, Gabrielle Coutinho Rosa¹, Maria Eduarda Carvalho Netto¹, Mateus Encinas Paganotto¹, Léa Carolina Corrêa Rodrigues².

PLANO TERAPÊUTICO SINGULAR (PTS) PARA IDOSOS EM TRANSIÇÃO PARA INSTITUIÇÕES DE LONGA PERMANÊNCIA: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O CUIDADO INTEGRAL E A PROMOÇÃO DA SAÚDE

Maria Clara Alves Lima¹, José Devanir Morino Filho¹, Daniela Cristina Santos¹, Fábio Roberto de Souza Batista¹, Gabriel Gonçalves de Oliveira Sobrinho¹, José Luiz Borges de Paula Filho¹, Karina Rumi de Moura Santolíquido².

ATENÇÃO DOMICILIAR E ADESÃO AO TRATAMENTO: COMO O CUIDADO INDIVIDUALIZADO REDUZ BARREIRAS NO CUIDADO AO PACIENTE CRÔNICO

Marianna Stigert¹; Paola Rodrigues Balan¹; Maria Clara de Oliveira¹; Julia Pasqualini Lopes¹; Izabella Cristinny Fernandes Castro¹; Talita Fernanda Pereira².

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *