FACERES realiza um dos cinco mais importantes testes do país

FACERES realiza um dos cinco mais importantes testes do país

FACERES realiza um dos cinco mais importantes testes do país

Prova conhecida como Teste de Progresso conta com a participação de oito faculdades do interior paulista

Um dos cinco mais importantes testes de progresso do Brasil será realizado pela FACERES na próxima terça-feira, 21 de agosto. A avaliação será aplicada simultaneamente para 4.800 alunos de oito faculdades de medicina do interior paulista.

A prova tem a coordenação geral do professor da FACERES Felipe Colombelli Pacca, doutorando em educação pela UNESP de Marília. “O Teste de Progresso coloca em prática a preparação dos estudantes para provas de residência, em que têm que enfrentar longas avaliações com mais de 100 questões”, explica o coordenador do Teste.

Estudantes de oito faculdades de medicina do interior de São Paulo vão participar da prova, sendo as instituições: além da FACERES, Unifev (Votuporanga), Barão de Mauá (Ribeirão Preto), Unifran (Franca), Unifacef (Franca), Universidade Brasil (Fernandópolis), Facisb (Barretos) e Uniara (Araraquara).

O coordenador e professor Felipe Colombelli Pacca explica que o Teste de Progresso é realizado duas vezes ao ano. “No primeiro semestre fazemos uma versão que é aplicada apenas para os alunos da FACERES, na qual já realizamos doze vezes e no segundo semestre é realizado o Teste de Progresso Caipira, em que se reúnem as outras instituições de educação médica do interior de São Paulo e neste ano, chega em sua 5ª edição”, comenta Felipe.

O Teste de Progresso é uma forma de avaliar os alunos do 1º ao 6º ano dessas instituições com 100 questões de múltipla escolha que abordam assuntos de cinco especialidades médicas: saúde pública, clínica médica, pediatria, ginecologia/obstetrícia e cirurgia. A prova que prepara os estudantes para processos seletivos nacionais como o exame da residência será aplicada no dia 21 de agosto, das 08h às 12h.

“Ela é uma avaliação global para o aluno compreender como está sua formação em relação a outros estudantes de medicina. A prova também serve como instrumento de análise para a instituição de ensino, que pode fazer ajustes no currículo e adequações metodológicas com o objetivo de melhorar seus processos a partir das análises dos resultados”, finaliza Pacca.

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