FACERES realiza Simpósio sobre Hanseníase no dia 30 de agosto

FACERES realiza Simpósio sobre Hanseníase no dia 30 de agosto

Liga de Neurologia da faculdade de Medicina FACERES realiza simpósio sobre Hanseníase

Ministério da Saúde registrou queda de 42,3% da taxa de diagnóstico do país

Brasil ainda é o segundo maior país do mundo em número de casos de Hanseníase 

Também conhecida como Lepra, a Hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa causada por um bacilo denominado Mycobacterium leprae e que tem como sintomas manchas claras ou vermelhas na pele que causam a perda de sensibilidade na região. Esses sinais geralmente acometem os braços e as pernas, mas também podem ser vistos em outras partes do corpo. Uma vez que a hanseníase ultrapassa a barreira cutânea e atinge também os nervos, o infectado perde também força e mobilidade dos membros.

No Brasil, segundo o levantamento realizado no DataSUS, o grau de incapacidade física dos adoecidos é avaliado em 87%.

Dados do Ministério da Saúde registraram queda na detecção de casos nos últimos anos no Brasil: de 40,1 mil em 2007 para 25,2 mil em 2016 – o que representa uma diminuição de 42,3% da taxa de diagnóstico do país.

Dr. Fábio Henrique Limonte

Segundo o médico neurologista e docente da liga de Neurologia da Medicina FACERES Dr. Fábio Henrique Limonte, a Hanseníase em nosso país sofreu uma redução drástica no número de casos, de 19 para 4,68 doentes em cada 10.000 habitantes entre 1985 a 2000, no entanto, o Brasil ainda é o segundo maior país do mundo em número de casos de Hanseníase, atrás apenas da Índia.

“A hanseníase é fácil de diagnosticar, tratar e tem cura, no entanto, quando diagnosticada e tratada tardiamente pode trazer graves consequências. Neste contexto, este simpósio mostrará deferentes visões de profissionais que atuam na prevenção, diagnóstico e tratamento de pacientes com hanseníase. Estes conhecimentos permitirão que o seu diagnóstico clínico seja feito o mais precoce possível” finaliza Dr. Fabio.

Com foco em informações preciosas para o diagnóstico precoce e atualização no tratamento, a liga de Neuro da faculdade de Medicina FACERES realizará um simpósio com o tema “HANSENÍASE”, no dia 30/08 (quinta-feira) a partir das 18 horas no Hotel Saint Paul.

Os convidados são:

🔸Dra. Susilene Maria Tonelli Nardi, terapeuta ocupacional do Adolfo Lutz, mestre e doutora em ciências da saúde e epidemiologia, editora chefe da Revista Hansenologia Internationalis: hanseníase e outras doenças infecciosas.

🔸Dra. Karen Cristina Omekita, dermatologista reconhecida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia

🔸Dr. Guilherme Perassa Gasque, neurologista, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia e da Sociedade Brasileira de Neurofisiolofia Clínica.

Investimento (sujeito a alteração):

Alunos Faceres: R$ 20,00 / Alunos outras faculdades: R$ 25,00.

Informações e inscrições:

Laura Nogueira (T6) – (17) 99671-0078
Heitor Resende (T7) – (17) 98170-2000
Carina Rodrigues (T2) – (17) 99739-2193

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *