Faculdade de medicina FACERES realiza 1º Fórum de Curricularização da Extensão e Práticas Extensionistas

Faculdade de medicina FACERES realiza 1º Fórum de Curricularização da Extensão e Práticas Extensionistas

Vinte projetos foram apresentados durante o evento para avaliadores científicos

Com o objetivo de divulgar as atividades extensionistas curricularizadas do Programa de Integração Comunitária e das Práticas Extensionistas Eletivas, a faculdade de Medicina FACERES promoveuo 1º Fórum de Curricularização da Extensão e Práticas Extensionistas. O evento reuniu alunos, professores, colaboradores da FACERES, instituições e profissionais parceiros no auditório da faculdade.

                                 

A Resolução Nº 7, de 18 de dezembro de 2018, estabelece as diretrizes da Extensão na Educação Superior Brasileira como uma atividade integrada à matriz curricular constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa.

As atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% (dez por cento) do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos.

De acordo com a resolução, são consideradas atividades de extensão aquelas que envolvem diretamente as comunidades externas às instituições de ensino superior e que estão vinculadas à formação do estudante, em conformidade com normas institucionais próprias.

A coordenadora de Extensão, Fernanda Novelli Sanfelice explica que as diretrizes para a curricularização da Extensão na FACERES vêm sendo construídas por diversos setores ao longo de anos. Para ela, o modelo implementado é consistente e tem como objetivo atender às demandas da sociedade, ao mesmo tempo em que promove uma formação ainda mais qualificada dos seus estudantes.

Dra. Priscila Silveira Duarte Pasqual proferiu uma palestra sobre “A importância da responsabilidade social e o seu impacto acadêmico”.

      

Os alunos da Turma 22 apresentaram vinte projetos ou programas de extensão curricularizados e alguns programas extracurriculares através da modalidade de pôsteres. Os cinco melhores trabalhos foram premiados.

Todos os pôsteres foram avaliados por uma comissão científica convidada pela comissão organizadora do evento.

                                     

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *