Faceres promove aula aberta sobre cuidados paliativos em oncologia

Faceres promove aula aberta sobre cuidados paliativos em oncologia

O tratamento de pacientes por meio de cuidados paliativos será tema de uma aula aberta promovida pela Liga de Oncologia da faculdade de Medicina FACERES na próxima segunda-feira, 13 de novembro.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tratamento consiste na introdução de terapias paliativas que promovam a qualidade de vida e o bem-estar do paciente, respeitando seus limites. “Escolhemos esse tema porque muitos pacientes oncológicos necessitam desse acompanhamento paliativo. Abordaremos que paliativo não significa não ter mais nada a ser feito e sim que ainda existem muitas coisas a serem feitas para o bem-estar do paciente”, afirma Tamires Fortuna, vice-presidente da Liga de Oncologia do curso de medicina da FACERES e uma das organizadoras do evento.

O tema será debatido por meio de uma mesa redonda com participação de três especialistas da área de oncologia.

A enfermeira e mestranda do Hospital do Câncer de Barretos, Talita Caroline de Oliveira Valentino, faz palestra sobre “Impacto do Cuidado Paliativo na diminuição de medidas agressivas em final de vida de pacientes com câncer”. Em seguida, as professoras doutoras e docentes da FACERES Tamara Veiga Faria e Patrícia Maluf Cury irão debater com os participantes casos clínicos e também discutir sobre “Integridade do Cuidado em Oncologia e a “Boa Morte””.

Os Cuidados Paliativos estão presentes em toda instituição da área da saúde. “Debater e disseminar esse assunto com uma abordagem direta na melhoria da qualidade de vida do paciente é fundamental, já que existe muito pré-conceito em relação a esse tratamento. Devemos falar sobre isso para que as pessoas realmente entendam a importância da inserção desse tipo de tratamento”, comenta a Dra. Patrícia Maluf Cury.

Além disso, a integridade do cuidado em oncologia deve ser introduzida no processo de formação de novos profissionais da saúde, como comenta a professora e tutora da FACERES, Tamara Veiga Faria. “Os cuidados e a diminuição de medidas agressivas no final da vida são importante para conscientizar os alunos de que o tratamento humanizado e a atenção ao paciente e a sua melhoria da qualidade de vida devem ser um ponto crucial no tratamento”, diz a professora.

O evento é aberto para alunos de medicina, enfermagem, psicologia, cursos da área da saúde em geral e também professores interessados de qualquer instituição.

A aula aberta de Cuidados Paliativos em oncologia será realizada no auditório da FACERES no dia 13 de novembro a partir das 17h30.  A entrada é gratuita.

Programação

17h30 – Recepção;

18h – Impacto do Cuidado Paliativo na diminuição de medidas agressivas em final de vida de pacientes com câncer – Talita Caroline de Oliveira Valentino;

18h30 – Apresentação e debate de casos clínicos e discussão sobre “Integridade do Cuidado em Oncologia e a “Boa Morte” -Profa. Dra. Patrícia Maluf Cury e Profa. Dra. Tamara Veiga Faria.

Nossa visão é de formar profissionais que sejam referência no mercado de trabalho pela qualidade das suas habilidades e competências.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *